Meu nome é Cristina Barreto, sou socióloga, professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e estou iniciando uma pesquisa sobre as relações de amizade criadas e desenvolvidas através da internet, com especial ênfase, nas redes sociais e bate-papos.
Gostaria, a princípio, de trabalhar com pessoas (homens e mulheres) a partir dos 15 anos de idade, que permaneçam uma boa parte de seus dias na internet e estabeleçam contatos - pessoais ou profissionais - através de redes sociais e bate-papos.
Gostaria de saber sobre suas preferências e formas de estabelecer os contatos iniciais e como, posteriormente, mantêm um vínculo de amizade no mundo virtual e se essa amizade extrapola para o mundo "real", se as pessoas sentem esses dois mundos da mesma forma, se as pessoas diferenciam uma amizade virtual de uma real, quais são as diferenças entre uma e outra etc.
Desejo estabelecer contatos, através das próprias redes sociais, principalmente no Facebook e no Twitter, e depois, também por e-mail,com pessoas que pudessem me ajudar a refletir sobre essas coisas. Os interessados podem dar sugestões e falar sobre seus sentimentos e vivências na internet. Peço que divulguem a pesquisa entre seus amigos. A privacidade de todos será preservada e só será revelado o apelido designado para as finalidades desta pesquisa.
Antecipadamente agradeço a colaboração de todos.
Cristina Barreto