CENÁRIOS TEMPORÁRIOS - O reuso intermédio dos espaços obsoletos
A paisagem urbana contemporânea é também composta por abandono, ruínas e obsolescência. São espaços do encontro entre memória e expectativa, onde grandes intervenções de regeneração urbana tornam-se, por vezes, demasiado lentas e dispendiosas para dar resposta a todas as oportunidades latentes. Diante desse cenário, experiências de um urbanismo de práticas menores, de carácter temporário e com a participação da população têm emergido para reanimar estes espaços da cidade.
Nas próximas páginas, convidamos os interessados a avaliar um conjunto cenários de intervenção temporária e propostas de uso intermédio (entre um uso passado que foi descontinuado e um uso futuro que ainda não começou) para 3 espaços abandonados na cidade do Barreiro, uma cidade em encolhimento da Área Metropolitana de Lisboa localizada na margem sul do Rio Tejo.
O questionário faz parte da tese de doutoramento em urbanismo do aluno Pablo Costa (O Obsoleto e a Cidade: o reuso intermédio como ferramenta do planeamento urbano) desenvolvida na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Os dados, que serão recolhidos e tratados de forma totalmente anónima, têm como única finalidade esta investigação. Qualquer questão ou dúvida pode ser dirigida ao aluno através do email pablocosta@campus.ul.pt.