Além disso, os diferentes testes de velocidade fornecem o nome da sua operadora contratada como Vivo, GVT, Net Virtua, Speedy, Claro, Velox, Tim, Copel, entre outras.
Quando os testes realizam a medição, eles não levam em consideração qual tipo de conexão que o consumidor tem: 3G, internet discada, 4G, Wi-Fi, ADSL, cabo, banda larga, fibra, etc.
Os testes também verificam o IP do seu computador ou notebook e identificam o seu endereço.
O que é medido?
Teste de latência
Esse teste informa o atraso de tempo entre dados de entrada e saída. Esse atraso, em geral, é mínimo pois se baseia em milésimos de segundos. No entanto, essa medição pode ajudar a identificar alguns problemas e a melhorar a velocidade da internet.
Teste de Upload
Esse teste calcula a velocidade de envio de arquivos para outros computadores, por exemplo, anexos de e-mails, envio de arquivos para nuvens, etc.
Teste de Download
A medição da velocidade do download é a principal informação do teste de velocidade da internet. Esse teste representa se a sua conexão está rápida para baixar coisas da internet. Esse número deve ser o mais próximo da velocidade contratada junto a sua operadora.
Por exemplo, se você tem contratado um plano de 30Mbps e esse teste apontou que a velocidade de download está entre 25Mbps e 30 Mbps, corresponde que sua conexão está boa.
Melhores programas para testar a velocidade da sua internet
Há muitos programas que testam a velocidade da sua internet. São bem projetados e simples e alguns têm funções extras. Confira os melhores:
Brasil Banda Larga
Oferecido pela Entidade Aferidora da Qualidade – EAQ, o programa mede a qualidade tanto da conexão de banda larga móvel quanto fixa. O usuário tem acesso a todo histórico de medições.
O Brasil Banda Larga avalia a velocidade da internet de banda larga das seguintes operadoras: Vivo, Sky, Sercomtel, Oi, Net, Live, Tim, GVT, Embratel, Cabo e Algar Telecom.
Network Speed Test
Aplicativo do Windows 10, fornece leituras precisas sobre a rapidez da conexão da Internet. Embora seja muitos simples e facilmente encontrado no Windows Store, o programa não apresenta causas do não funcionando do Wi-fi.
Lan Speed Test
Programa projetado para medir a velocidade da internet com fio e Wireless (LANs). Funciona para os sistemas: MacOS e Windows. O programa é confuso para iniciantes, pois tem muitas informações. Os testes de velocidade são precisos.
Speedtest da Ookla
Programa muito popular por conta da sua precisão e simplicidade. Embora não atenda o padrão alto dos serviços atuais da Web, o programa é simples e executa testes de upload, download e estatísticas sobre perda de pacotes.
MinhaConexao.net.br
Considerado por muitos, o melhor programa para testar a velocidade da internet. Ele oferece uma análise ampla e apresenta soluções de problemas para Windows e MacOS.
O NetSpot alinha as necessidades tanto de usuários iniciantes quanto de profissionais. A interface é moderna e as características autoexplicativas. É de fácil uso, extremamente confiável e possui ótimo suporte e extensos recursos.
Fast
Programa da Netflix, o Fast é extremamente fácil e totalmente online. Não há necessidade de baixar o programa. Com visual simplificado, o Fast apresenta as taxas de download, upload e latência.
Além disso, o programa apresenta o IP do computador e o ping (comando que testa se a rede está ativa) até os servidores da empresa.
O Fast também pode ser configurado para mostrar todas as métricas e determinar o número de conexões paralelas.
Por que testar a velocidade da sua internet?
O principal motivo para testar a velocidade da sua internet é comprovar se o seu provedor realmente está oferecendo a quantidade de conexão contratada.
Mesmo que sua conexão de internet sofra algumas interferências como de compartilhamentos, horários, chuva, raios, ou redes vizinhas, a velocidade não deve oscilar bruscamente.
Caso isso aconteça, é possível que alguns fatores estejam ocorrendo para reduzir a velocidade, como posição de roteador, etc.
Fatores que reduzem a teste de velocidade da internet
Quando seu Wi-fi está muito mais lento do que o normal, pode ser que alguns desses fatores abaixo estejam reduzindo a velocidade da sua internet:
Roteador em local e posição ruim;
Uso de dispositivos Bluetooth no espaço;
Uso de antenas fracas e numa altura baixa;
Utilização de eletrodomésticos na rede sem filtro;
Uso de firmware velho;
Uso de dispositivo muito distante do roteador;
Vidros, portas e janelas;
Uso de mesmos canais dos vizinhos;
Não inserir senha no Wi-fi