Vogue em Vix - Grupo de estudos teórico e prático em Voguing e cultura Ballroom
O Vogue em Vix é um grupo de estudos em Voguing pra gente reunir, celebrar e fomentar os corpos protagonistas da chamada cultura Ballroom, como travestis, trans, não-bináries e negros. Curte a dança, o movimento ou simplesmente é do babado e acha que sua vivência enriquecerá nosso grupo? Cola com a gente!O grupo consiste de encontros online semanais durante 12 semanas. Esses encontros teremos tanto atividades práticas da própria dança voguing quanto rodas de discussão, diálogo e compartilhamento de vivências relacionadas à cultura ballroom. Não são somente oficinas! Queremos dançar mas entendendo o porque queremos dançar. Se interessou e quer saber um pouco mais? Dá uma lida aí embaixo que explicamos direitinho.
O que é?
“Vogue em Vix” é a proposta de um grupo de estudos, criação e desenvolvimento de tecnologias a partir do Voguing que prioriza corpos não-cisgêneros e racializados.O projeto parte de um desejo antigo da Casa Marvix: difundir a cultura ballroom e o Voguing em solos capixabas. Queremos que o grupo seja um ambiente de trocas, fortalecimento, celebração e resistências dos corpos que fomentam e são o centro da ballroom. Queremos que parcerias possam surgir dentro e fora das vivências do grupo e que a gente possa levar todas as práticas vividas para as ruas do Espírito-Santo quando a pandemia acabar. Este é um grupo de estudos prático-teórico, ou seja, iremos dançar muito! Treinar voguing e compartilhar nossas vivências com outras danças e práticas corporais. Além disso, vamos fomentar conversas e reflexões que contribuam para o pensamento crítico e desenvolvimento das pessoas dentro do contexto da Ballroom e das discussões de gênero e raça que ali se encontram. Tudo isso para proporcionar o apoio aos inscrites e seus processos criativos, ofertando materiais escritos, vídeos e vivências pessoais para ampliar o conhecimento sobre o Voguing e a cultura Ballroom. Esperamos que o grupo de estudos seja um espaço que estimule corpas protagonistas da cena a serem criadores e produtores de seus próprios trabalhos
Quem faz?
O projeto é idealizado e produzido pela house e coletivo LGBTQIA+ Casa Marvix, que se coloca como facilitadora do projeto buscando não liderar, mas facilitar momentos de conexão entre nosses convidades e inscrites, mediante a aprovação em um edital de incentivo a cultura da Secult-ES.
Para quem é o projeto?
Encorajamos todes corpes não-cisgeneros de homens e mulheres trans, travestis, não bináries, travestigeneres, bem como corpes negres e demais LGBTQIA+ a se inscreverem!Sejam elus dançarines, artistas ou interessades na vivência e na Ballroom.Acredita que a sua vivência dentro da Ballroom como corpo que protagoniza o movimento pode ser enriquecida com um espaço de troca e colaboração com outras pessoas da Ballroom? Este espaço é pra você!
Cronograma
Período de Inscrições: 28 de abril a 15 de maio. Resultado dos selecionados: 22 de maio. Encontros: 29 de maio; 05,12, 19 e 26 de junho; 3,10,17, 24 e 31 de julho; 7 e 14 de Agosto. (Horário dos encontros: Sábados de 09:00 às 11h30)
Regulamento
Coordenado pelos membros da Casa Marvix, serão selecionades 09 (nove) bolsistas LGBTQIA+ (com a priorização contínua para qualquer inscrite que seja trans e/ou negre) que, ao longo de 12 encontros prático-teóricos, poderão desenvolver seus estudos individuais junto ao grupo. Os encontros acontecerão aos sábados de 9h às 11h30. A seleção dos participantes será feita pela curadoria da artista, dançarina, criadora do Encontro de Danças Urbanas em Vitória e pioneira da cena capixaba das Danças Urbanas Yuriê Perazzini (ES) e a pioneira da cena ballroom cearense Yagaga Kengaral (CE). Ao final do processo, todes bolsistas apresentarão os resultados de suas pesquisas em formato de vídeo e deverão produzir um relato de experiência (formato livre) que será publicado online. Os participantes receberão uma bolsa auxílio no valor de R$200,00 (duzentos reais) mensais pelo período de duração do núcleo (3 meses) e deverão se comprometer a participar de todos os encontros e atividades do cronograma proposto, assim como entregar o relato de experiência. A ausência nos encontros acarretará o cancelamento da participação do bolsista.Podem se inscrever: pessoas trans, travestigeneres, não-binaries e/ou pessoas pretes, além de outros LGBTQIA+, maiores de 18 anos, residentes no Espírito Santo.Para se inscrever, preencha a ficha a seguir o com seus dados e escreva uma carta de intenção demonstrando o seu interesse em participar do grupo de estudos.
Obs:
Devido a pedidos de pessoas com interesses em participar do grupo de estudos sem a Bolsa Auxílio, bem como de pessoas de fora do estado com desejos em estar fazendo parte do projeto, decidimos abrir uma quantidade limitada de vagas para OUVINTES. Sendo assim, a pessoa que se interessar em participar como OUVINTE, ou seja, sem a Bolsa de estudos, mesmo sendo de fora do Espirito-Santo, pode efetuar sua inscrição normalmente. Pedimos apenas que na carta de interesse coloque o seu desejo de participar como OUVINTE.
Nome
*
Nome
Sobrenome
Data de Nascimento
*
/
Dia
/
Mês
Ano
Data
E-mail
*
exemplo@exemplo.com
Etnia
*
Endereço
*
Endereço
Endereço (cont.)
Cidade
Estado
CEP / Código Postal
Celular
*
Favor inserir um número de telefone válido.
Voltar
Próximo
Carta de Intenção
A seleção de participantes será feita a partir de uma carta de interesse, onde estes deverão discorrer sobre seus desejos e objetivos em participar do grupo de estudo Vogue em Vix (calma, explicaremos melhor abaixo). Queremos que você conte para nós um pouco sobre você: quem você é, se já possui algum contando com dança, performance ou outras formas de expressão artística, cultural e corporal e qual a sua motivação/interesse em participar do grupo de estudos.Algumas perguntas que podem ajudar na sua escrita:
O que você gostaria de estudar e aprender no grupo de estudos? Como você se relaciona com o mundo a sua volta sendo uma pessoa não-cisgenera e/ou pretaO que você pensa sobre o voguing e o ballroom? Você conhece ou já teve contato com a cultura ballroom? Se sim, conta pra gente um pouco da sua trajetória nela; se não, conta pras gatas quais outras formas de expressão você utiliza e como espera usar isso ao aprender sobre voguing e ballroom. Como você utiliza ou pretende utilizar o voguing/balroom, a arte e a dança/perfomance no seu cotidiano?
O principal critério para a seleção é como es participantes pretendem utilizar o voguing e as pesquisas que vão desenvolver em suas vivências cotidianas, e como essas vontades podem se encaixar com a linha de pesquisa da Marvix, que é pensar a dança voguing e o Ballroom como possibilidades de expressão de corpos Queers e de enfrentamento das normativas de gênero e sexualidade.OU SEJA: nessa carta de intenção queremos saber o seu desejo em fazer parte do grupo de estudos, como você se relaciona com mundo a sua volta enquanto uma pessoa não-cisgenera e/ou preta e LGBTQIA+, e também, se você tem uma ideia guardada que gostaria de estudar e compartilhar no grupo. Vale toda e qualquer coisa que demonstre o seu desejo/vontade de estudar e aprender mais sobre ballroom, sexualidade e gênero. O formato do texto é livre: é só soltar as ideias! Erros de português não tiram ponto. Mas ó, para a gente entender direitinho, se atente a isso aqui:
Critérios de seleção:
Possibilidade de desenvolvimento e relevância do estudo proposto nas condições apresentadas pela Marvix, nitidez na expressão das intenções; articulação das ideias, pessoas trans e travestis negras serão priorizadas.
Envie sua carta de intenção em Word ou PDF.
*
Pesquisar arquivos
Arraste e solte seus arquivos aqui
Escolha um arquivo
Cancel
of
*
Li e concordo com o regulamento.
Li e concordo que, caso seja aprovado(a)(e), ausências acarretarão no cancelamento de minha bolsa, assim como de minha participação no projeto.
Casa seja aprovado(a)(e) AUTORIZO o uso de minha imagem e voz, em todo e qualquer material entre fotos, documentos e outros meios de comunicação, vinculadas ao presente projeto.
Enviar
Should be Empty: