O detalhamento do tema / assunto a ser auditado pode ser feito no campo acima (o mesmo campo da sugestão), considerando as seguintes Instruções de preenchimento:
O texto abaixo é um auxílio ao prenchimento da sugestão. É apenas orientativativo e nenhuma sugestão deve deixar de ser dada por não contemplá-lo, porém quanto mais detalhada a sugestão (com valores, normativos e outras pormenores), será maior sua contribuição para os trabalhos de auditoria.
Os trabalhos de auditoria são selecionados com base nos seguintes critérios:
Materialidade: indica o quantitativo de recursos empregados no processo / assunto proposto.
Relevância institucional: indica o alinhamento do processo / assunto com os objetivos institucionais.
Criticidade: indica o potencial prejuízo aos cofres públicos caso o processo não seja bem realizado.
Agregação de valor: indica os benefícios que a instituição pode obter caso o processo seja aperfeiçoado.
O dimensionamento dos quatro indicadores são fundamentais para se priorizar auditagens.
Sugestões de áreas, temas e processos são elencados abaixo. A sugestão não precisa se enquadrar em nenhuma das citadas. As sugestões aqui foram elencadas para demonstrar que qualquer área pode ser coberta pelo escopo de auditórios. Segue exemplos:
Administração (gestão e fiscalização de contratos em geral; controle de bens móveis e imóveis; contratos de engenharia; contabilidade; licitações, compras no geral)
Ensino (criação, gestão e fiscalização de documentos relacionados ao ensino; controle de evasão; bolsas; indicadores; criação de cursos; educação à distância)
Extensão (criação, gestão e fiscalização de documentos relacionados à extensão; indicadores)
Gestão de pessoas (criação, gestão e fiscalização de documentos relacionados a gestão de pessoas; carga horária docente; controle de assiduidade; teletrabalho; flexibilidação de jornada; capacitação; folha de pagamento)
Governança (estrurutras de governança do IFPR; gestão de riscos; conselhos)
Pesquisa e inovação (criação, gestão e fiscalização de documentos relacionados à pesquisa; inovação; patentes)
Planejamento (criação, gestão e fiscalização de documentos relacionados ao planejamento; indicadores; orçamento, criação de campus)
Tecnologia da informação (criação, gestão e fiscalização de documentos relacionados à tecnologia da informação, atendimento das necessidades institucionais, infraestrutura de TI, desenvolvimento de sistemas)
Comunicação (comunicação dos gestores com a comunidade acadêmica; divulgação de informações institucionais)