Sobre o projeto
O projeto de extensão “Bora Curiá: Exposição Interativa do projeto de paisagismo Parque Curiá” foi pensado a partir da vontade de um grupo de seis alunos (Daniele Lira, Elid Frota, Emmanuelle Alencar, Gabriela Nunes, Isabela Nunes e Pedro Aquino) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) de continuarem um estudo preliminar paisagístico de parque institucional intitulado “Parque Curiá”, desenvolvido na disciplina de Paisagismo II, ministrada pela professora doutora Karenina Cardoso Matos – que orienta o projeto juntamente com a professora doutora Wilza Gomes Reis Lopes.
O trabalho tem em vista iniciar um processo de design participativo, ou seja, captar as opiniões e anseios das pessoas, de forma a colaborar para a criação de espaços de qualidade e justos, necessários para uma vivência saudável na cidade, melhorando assim a qualidade ambiental urbana. E sendo reconhecida a importância de que os espaços livres públicos devem ser pensados para crianças e por crianças, entende-se que a contribuição delas nesse processo participativo é fundamental.
Sobre as atividades propostas e uso de dados
O Bora Curiá objetiva desenvolver uma percepção da área de influência do projeto de estudo preliminar do “Parque Curiá”, que corresponde ao atual terreno do Aeroporto Senador Petrônio Portella, localizado na cidade de Teresina - PI. Percepção esta composta pela integração das diversas vivências de moradores e frequentadores da Zona Norte. O processo ocorrerá em duas etapas. A primeira através de entrevistas individuais, com perguntas relativas ao perfil dos entrevistados, sua relação com a Zona Norte, seus espaços livres e com a cidade. A segunda etapa se desenvolverá por meio de reuniões online em grupos pequenos de cinco à oito participantes, formados pelas pessoas previamente entrevistadas. Estas reuniões têm como proposta uma atividade interativa sobre o objeto de estudo, o terreno de implantação do parque e seu entorno.
Portanto, pedimos a autorização dos entrevistados para o uso dos dados por eles fornecidos neste projeto acadêmico. O grupo se responsabiliza em utilizar as respostas da entrevista e demais dados, disponibilizados pelos participantes, somente para fins acadêmicos e didáticos. Portanto, pedimos que os participantes preencham o termo abaixo.