Oficina: Roteiro de curta-metragem de ficção para iniciantes
Ministrante: Cíntia Domit Bittar
Carga Horária: 6 horas
Dias: 19/06 (sábado) e 26/06 (sábado)
Horário: 09h às 12h
Local: Plataforma Google Meet
Vagas: 15 Conteúdo programático
Aula 1 - 19/06 (sábado), 9h às 12h | Da ideia ao roteiro Métodos de escrita e expansão da criatividade, estrutura narrativa e criação de personagens, conceitos sobre storyline, sinopse, argumento e formatação de roteiro. Os trinta minutos finais do encontro serão reservados para perguntas das participantes. Exercício para o próximo encontro: criar uma sinopse e no mínimo uma cena de roteiro para uma história.
Aula 2 – 26/06 (sábado), 9h às 12h | A escrita cinematográfica na prática Serão analisados os exercícios de 8 participantes, sendo que ouvintes podem contribuir com sugestões e também perguntar. O objetivo é desmistificar a escrita de um roteiro cinematográfico e elementos de um projeto como sinopse, storyline e argumento. Os trinta minutos finais do encontro serão reservados para perguntas das participantes não apenas com o foco nos exercícios, mas expandindo sobre roteiro e narrativa de curta-metragem de forma geral.
Sobre a ministrante | CÍNTIA DOMIT BITTAR é sócia na Novelo Filmes (Florianópolis, 2010 -), produtora audiovisual liderada por mulheres onde atua como diretora, produtora, montadora e roteirista. Desde 2011, participa todos os anos de festivais nacionais e internacionais de grande destaque, com obras posteriormente licenciadas para canais de TV. A mais recente como roteirista e diretora é o curta-metragem BAILE, finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020 e qualificado ao Oscar ao ser premiado como Melhor Curta no 60º FICCI - Festival Internacional de Cine de Cartagena de Índias. Destaque também para os prêmios de Melhor Direção no 29º Curta Cinema - Rio ISFF, Top 10 do público no 30º Kinoforum - São Paulo ISFF; para as seleções oficiais no 66º Oberhausen ISFF, 44º Hong Kong IFF; 38º Uruguay IFF e 21º Festival do Rio. Também compõe nacionalmente comissões de seleção de projetos em editais de produção audiovisual e de filmes em festivais. Ministra palestras, oficinas e aulas a respeito do audiovisual e políticas culturais.