A culinária macrobiótica é uma arte única que satisfaz os sentidos e proporciona uma vida mais harmoniosa. Não se trata de um regime alimentar rígido, mas sim de uma abordagem flexível e sensata, que tem em conta o clima, a idade, a condição de saúde, os estilos e objectivos de vida de cada pessoa.
Baseada em princípios e tradições milenares, esta forma de cozinhar inclui produtos simples e deliciosos, tais como cereais integrais, leguminosas, vegetais, algas e seus derivados. Como alimentos complementares, integra as frutas da época, oleaginosas, sementes, uma variedade de óleos, temperos e condimentos e poderá também incluir algum peixe (opcional).
A culinária macrobiótica adquire cada vez mais sentido nas sociedades contemporâneas, contrabalançando os efeitos da poluição, do fast e junk food, bem como de uma vida sedentária. A crescente ocorrência de doenças degenerativas e de múltiplos problemas de saúde, causados por regimes alimentares agressivos, pode ser contornada quando se começa a criar todo um paradigma alimentar diferente, mais saudável, sustentável e ecológico, tanto para o ambiente como para o ser humano.
Para além das propriedades nutritivas e medicinais dos alimentos, a culinária macrobiótica considera ainda a qualidade energética dos mesmos. Deste modo, o curso é também um estudo dos princípios filosóficos orientais como Yin e Yang ou as Cinco Transformações, que têm aplicações muito concretas na elaboração e confecção de menus, jogando com os sabores, as cores e os diferentes estilos culinários.
Pretende-se que os alunos aprendam a confeccionar diferentes tipos de receitas, desmistificando a ideia de que a alimentação saudável não é saborosa. A culinária medicinal, como forma de ajudar a resolver alguns problemas de saúde, também será devidamente abordada.
Os módulos teóricos enquadram as leis da natureza e da nutrição, e constituem-se como introdução a uma nova filosofia e perspectiva sobre a vida em geral. O módulo de Desperdício Zero pretende ajudar os formandos a terem algumas noções de organização da despensa, dicas de compostagem, desperdício zero ou ideias de detergentes ecológicos.
O currículo do curso está organizado para responder às necessidades práticas e imediatas dos participantes que querem cozinhar para si e para as suas famílias, e para todos aqueles que querem aprofundar e reciclar conhecimentos. Actualmente, e com a crescente procura de pessoas especializadas na área da culinária natural, este curso constitui também uma nova e excelente perspectiva profissional. Os profissionais de cozinha também poderão incorporar um know-how, cada vez mais solicitado.
O curso é teórico-demonstrativo, com a possibilidade de aprofundar a componente mais prática na cozinha do IMP (durante a semana e ao fim-de-semana mediante marcação prévia).