O QUE SERÁ ESTUDADO NESTA PESQUISA?
O objetivo desta pesquisa é investigar as relações entre traços de personalidade, características emocionais e a participação de adolescentes em 'brincadeiras perigosas'. As 'brincadeiras perigosas' são comportamentos de risco praticados por crianças e adolescentes em um contexto supostamente recreativo e de socialização. Esses comportamentos podem ocasionar inúmeros danos à saúde das crianças e dos adolescentes. Por meio desse estudo, desejamos contribuir com profissionais da saúde e da educação que atuam com adolescentes, fornecendo-lhes informações úteis ao planejamento de atividades de prevenção e intervenção às 'brincadeiras perigosas'.
COMO SERÁ A PESQUISA?
A pesquisa será realizada com adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos. Para participar, o(a) adolescente deverá responder este formulário online, que apresenta um questionário sociodemográfico e 5 instrumentos que avaliam comportamentos do cotidiano dos jovens, são eles: 1) Escala de Avaliação às Brincadeiras Perigosas; 2) Questionário de Brincadeiras Perigosas; 3) Inventário dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade; 4) Escala de Impulsividade de Barratt para adolescentes; e 5) Inventário de Depressão Infantil. A resolução desses instrumentos pode durar, aproximadamente, de 20 a 30 minutos. Ao concluir a atividade, o adolescente poderá visualizar seus resultados nos questionários de personalidade.
Essa pesquisa terá uma segunda etapa, na qual os participantes responderão de forma online uma versão informatizada do Teste das Pirâmides Coloridas, um teste psicológico de avaliação da personalidade, que consiste no preenchimento de esquemas de pirâmides com fichas coloridas, cuja resolução pode durar cerca de 20 minutos. Nem todos os adolescentes precisarão participar dessa segunda etapa. As pesquisadoras enviarão, posteriormente, um e-mail convidando os adolescentes que participaram da primeira etapa do estudo e, caso os adolescentes e seus responsáveis tenham interesse e/ou aceitem participar, será agendado um dia para aplicação individual do Teste das Pirâmides Coloridas. A pesquisadora acompanhará a aplicação online do Teste das Pirâmides Coloridas por meio de videochamada no Google Meet e estará disponível para sanar as dúvidas dos examinandos em relação ao teste.
ESSA PESQUISA APRESENTA RISCOS?
A participação nesta pesquisa não traz complicações. Talvez, apenas, algum desconforto/timidez que algumas pessoas sentem quando estão fornecendo informações sobre si mesmas. Tudo foi planejado para minimizar os riscos da participação dos estudantes. Contudo, se ele(a) sentir algum desconforto, dificuldade ou desinteresse poderá interromper a participação.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DELE(A)?
A participação do adolescente será voluntária e não haverá despesas pessoais, nem qualquer tipo de compensação financeira. A participação dele(a) contribuirá para o desenvolvimento de uma pesquisa sobre 'brincadeiras perigosas' na adolescência. Garantimos o sigilo das informações obtidas e a não divulgação de quaisquer dados que possibilitem a identificação dos participantes. Ao final da pesquisa, você poderá ter acesso aos resultados publicados, se assim desejar.
O QUE DEVO FAZER PARA ELE(A) PARTICIPAR DA PESQUISA?
Para que o adolescente possa participar da pesquisa, você deverá autorizar a participação dele. Para isso, você deve indicar abaixo, no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que autoriza a participação do adolescente. Em caso de dúvidas, você poderá conversar conosco por meio do telefone disponível abaixo.
Desde já agradecemos sua atenção!
ENDEREÇO E CONTATO DAS RESPONSÁVEIS PELA PESQUISA:
Pesquisadora principal: Rute da Conceição Machado.
Pesquisadora orientadora: Lucila Moraes Cardoso.
Instituição: Universidade Federal do Ceará.
Endereço: Avenida da Universidade, 2762 (Departamento de Psicologia).
Telefone para contato: (85) 98925-7188.
ATENÇÃO: Se você tiver alguma consideração ou dúvida sobre a sua participação na pesquisa, entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa da UFC/PROPESQ – Rua Coronel Nunes de Melo, 1000 - Rodolfo Teófilo, fone: 3366-8344. (Horário: 08:00-12:00 horas de segunda a sexta-feira). O CEP/UFC/PROPESQ é a instância da Universidade Federal do Ceará responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos.