• Cursos Anuais IMP | Programa
     

    CURSO ONLINE DE MACROBIÓTICA

    |  NÍVEL 1  |

  • A Macrobiótica tem a sua origem etimológica nas palavras gregas “makro” e “bios”, significando literalmente “grande vida”. Esta ‘Grande Vida’ não se refere apenas a uma questão de longevidade, mas também a tudo o que de ‘grande’ a vida pode, e deve, ter: felicidade, amor, liberdade, paz, harmonia, etc.

    Baseada em princípios milenares, a Macrobiótica chega-nos através das mais saudáveis tradições orientais e ocidentais, constituindo-se como uma filosofia de vida e uma vivência que abrange e unifica todos os aspectos da civilização humana e da ordem natural.

    A sua prática conduz-nos a uma maior qualidade de vida a vários níveis: alimentação, exercício, respiração, emoções, pensamento e relações humanas. Tem como pressuposto a ideia de que o ser humano pode manter e recuperar a sua saúde, bem como responsabilizar-se pela sua própria vida e desenvolver um espírito de gratidão e respeito por tudo o que está à sua volta.

    O curso oferece uma formação sólida na filosofia macrobiótica, aprofundando noções básicas fundamentais, tais como Energia Ki, Yin-Yang e Cinco Transformações. Tem como disciplinas principais a filosofia oriental, cuidados de saúde, culinária, diagnóstico oriental, ecologia e sustentabilidade.

    Os alunos adquirem ferramentas teóricas e práticas que lhes permitem utilizar métodos naturais de terapia para o alívio de problemas comuns, bem como ajudá-los a desenvolver a capacidade de efectuar um diagnóstico oriental aprofundado segundo os princípios do Oriente. Através dos módulos de culinária, os participantes aprenderão a escolher e a confeccionar refeições saudáveis, adequadas a cada pessoa e circunstâncias específicas.

    O programa curricular do curso inclui ainda uma abordagem ao Shiatsu, Práticas de Movimento Terapêutico, Meditação e Astrologia do Ki das 9 Estrelas, bem como temas mais espirituais que ajudarão os participantes a conhecer os diferentes níveis de consciência humana e a perceber como descobrir e realizar os seus sonhos.

    Organizado em 3 níveis, o Curso de Macrobiótica proporciona uma melhor compreensão dos problemas modernos, encorajando o aluno a participar na reorientação da sociedade, rumo a uma direcção mais pacífica e sustentável.

    No fim dos 3 níveis, poderá ser complementado com uma Especialização em Aconselhamento e Comunicação, para os alunos que pretendam enveredar por uma carreira como consultor ou terapeuta.

  • Saídas profissionais

    Uma vez terminado o programa proposto (3 níveis + Especialização em Aconselhamento e Comunicação), o formando possuirá conhecimentos que lhe permitem trabalhar nas seguintes áreas:

    • Formadores em escolas, institutos, centros ou clínicas de saúde natural: em áreas como culinária, filosofia e diagnóstico oriental e cuidados de saúde macrobióticos.

    • Terapeutas em centros macrobióticos e clínicas vocacionadas para a promoção de hábitos de vida saudáveis e tratamentos naturais.

    • Consultores de hábitos de vida saudáveis e alimentação macrobiótica em lojas de produtos naturais.

    Muitos dos formandos que terminaram este curso abriram os seus próprios centros e trabalham como terapeutas naturais, consultores e formadores, outros dedicaram-se à vertente culinária trabalhando como chefs ou cozinheiros em diversas organizações em Portugal ou no estrangeiro.

     

    CERTIFICAÇÃO

    O IMP é uma entidade certificada pela DGERT - Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho, o que representa um reconhecimento da qualidade da nossa formação especializada em três áreas de educação e formação distintas: Desenvolvimento Pessoal, Saúde, Hotelaria e Restauração.

    Confere aos nossos formandos um certificado de formação profissional inserido no Sistema Nacional de Qualificações, através do SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa.

    Este reconhecimento permite também que os nossos formandos possam apresentar o investimento feito nos nossos cursos como uma despesa dedutível no IRS.

     

  • Por favor, consulte as Condições Gerais do IMP no nosso website (presentes na página de cada curso) ou no link da ficha de inscrição online.

  •  CRONOGRAMA

  • 6 e 7 de Novembro     

    9h - 12:30 e 14h - 16:30     |     Natália Rodrigues
     
    História da Macrobiótica. Princípios Básicos da Filosofia Oriental. Energia Ki, Yin e Yang. 

    A ontologia de George Ohsawa. A história da Macrobiótica. Espiral da criação e da natureza. Energia Ki, Yin e Yang. Desafios da vida moderna. 7 níveis de discernimento. Alimentação moderna - causa e efeito. Defendendo um mundo pacífico e sustentável.

  • 16 de Novembro     

    19h - 20     |     Dulce Costa
     
    Sessão esclarecimento e consolidação da aula:

    História da Macrobiótica. Princípios Básicos da Filosofia Oriental. Energia Ki, Yin e Yang. 

     

  • 20 de Novembro *  

    16h - 21h    |     Natália Rodrigues
     
    Princípios Básicos da Culinária Macrobiótica | Menu 1

    Como montar uma cozinha saudável. Diferentes estilos e diferentes métodos culinários. A importância dos diferentes tipos de corte e sua ligação aos diferentes métodos.

  • 4 de Dezembro *  

    16h - 21h    |     Natália Rodrigues
     

    Princípios Básicos da Culinária Macrobiótica | Menu 2

    Como montar uma cozinha saudável. Diferentes estilos e diferentes métodos culinários. A importância dos diferentes tipos de corte e sua ligação aos diferentes métodos.

  • 8 de Janeiro   

    9h - 12:30 e 14h - 16:30    |     Marco Moutinho
     
    Movimento

     

  • 22 de Janeiro  

    9h - 12:30 e 14h - 16:30    |     Vasco Daniel
     
    Meditação

    Como e quando. Os benefícios a nível físico, mental e espiritual. Qual o seu impacto na nossa saúde e bem-estar.

  • 5 de Fevereiro

    9h - 12:30 e 14h - 16:30    |     Rosalina Silva
     

    Auto-Diagnóstico e Hábitos Saudáveis

    Revisão dos 7 níveis de discernimento. Aprender as 7 condições para saúde e os níveis de progressão da doença. Valores básicos da Macrobiótica.

  • 19 de Fevereiro

    9h - 12:30 e 14h - 16:30    |     Rosalina Silva
     

    A Arte do Diagnóstico Oriental - Boshin

    Como funciona o diagnóstico oriental. Constituição e condição, que influência têm na nossa forma de ser e no nosso comportamento. Práticas.

  • 2 de Março

    19h - 20h    |     Dulce Costa
     

    Sessão esclarecimento e consolidação das aulas:

    Auto-Diagnóstico e Hábitos Saudáveis

    A Arte do Diagnóstico Oriental - Boshin

     

  • 5 de Março 

    9h - 12:30 e 14h - 16:30    |    Sara Fernandes 

     

    Alimentação Macrobiótica Padrão

    Alimentação padrão e ajustamentos. Yin e Yang nos alimentos e métodos culinários. As necessidades do organismo. Energia e efeito dos alimentos.

  • 19 de Março 

    9h - 12:30 e 14h - 16:30    |    Sara Fernandes

     

    Abordagem aos Desequilíbrios Comuns do Sistema Digestivo

    Identificar os desequilíbrios mais comuns relacionados com a digestão e a abordagem macrobiótica para voltar ao equilíbrio.

  • 30 de Março 

    19h - 20h    |    Dulce Costa

     

    Sessão esclarecimento e consolidação das aulas:

    Alimentação Macrobiótica Padrão

    Abordagem aos Desequilíbrios Comuns do Sistema Digestivo

     

  • 2 de Abril * 

    16h - 21h    |     Dulce Costa
     

    Culinária Macrobiótica 

    Conhecer os diferentes cereais, leguminosas e algas, as suas características e formas de confecção.

  • 23 de Abril *  

    16h - 21h    |     Sónia Jordão
     

    Culinária Macrobiótica 

    Energia yin e yang na alimentação e pequenos almoços nutritivos e saudáveis.

  • 7 de Maio

    9h - 12:30 e 14h - 16:30    |     Dulce Costa
     
    Efeitos Terapêuticos dos Alimentos

    Abordagem macrobiótica para a importância de: ambiente interno ácido/alcalino; alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios; microbioma saudável; alimentos fermentados.

  • 21 de Maio

    9h - 12:30 e 14h - 16:30    |     Lourenço Azevedo
     
    Estruturas e funções do corpo humano |  Viver com as estações do ano

    O Yin e Yang nas estruturas e funções do corpo humano. Hábitos de saúde e longevidade com as estações do ano.

  • 31 de Maio

    19h - 20h    |     Dulce Costa
     

    Sessão esclarecimento e consolidação das aulas:

    Estruturas e funções do corpo humano | Viver com as estações do ano

    Efeitos Terapêuticos dos Alimentos

  • 4 de Junho *

    16h - 21h     |     Dulce Costa
     

    Remédios Caseiros 

    As preparações e as suas formas de utilização para ajudar o organismo a recuperar a saúde.

  • 18 de Junho

    16h - 21h     |     Paula Azevedo
     

    Tratamentos Externos  

    Emplastros e compressas, como e quando aplicar.

  • 19 de Junho    

    9h - 12:30 e 14h - 16:30    |     Sofia Batalha
     

    Descobrir e Realizar o seu Sonho  

    O que é o sonho. Sonho e sentido de vida. A liberdade e o sonho. Como descobrir e viver o seu sonho.

  • 2 de Julho   

    9h - 12:30 e 14h - 16:30    |     Teresa Mizon

    Ecologia, Sustentabilidade e Ambiente  

    Abordagem de assuntos ecológicos, sustentabilidade e ambiente. As forças físicas, emocionais e espirituais que impulsionam o nosso pensamento. A abordagem macrobiótica inclusiva. Escolhas sustentáveis e responsáveis, em sintonia com o ambiente.

  • Avaliação Final: Data e horário a definir

  • * Aula de culinária online

  • INSCRIÇÕES ABERTAS!


    As vagas são limitadas, faça a sua inscrição online.
    Garanta o seu lugar e transforme a sua vida!

    Nota importante:
    Para fazer a sua inscrição tem que primeiro fazer o registo ou o login (caso já esteja registado).
    De seguida, volte a esta página e clique na ficha de inscrição, que já estará disponível para proceder à inscrição.
    Registo
    Login
    Inscrição

  • Should be Empty: