RECEBA O SEU ANTEPROJETO MELHORADO
Receba o seu anteprojecto com suas ideias melhoradas. Acesse os links sugeridos para aprender mais sobre cada item.
Número de Telefone ou nº WhatsApp
*
-
Código de área
Número de Telefone
E-mail mais usado (Por favor escreva o e-mail correctamente):
*
Obs: Se não preencher corretamente o e-mail, não receberá uma resposta nossa.
Insira a norma ou regulamento para elaboração de trabalhos de sua Universidade
Inserir normas
Cancel
of
Insira aqui: Nome da Instituição, departamento, secção, tema do trabalho, nome do candidato, nome do orientador, local e data.
*
Por favor, diga: o curso e o departamento de ensino.
INTRODUÇÃO: A introdução é a parte do texto onde o assunto é apresentado como um todo sem detalhes.
Comece escrever esta parte usando as palavras seguintes (exemplos):A presente Monografia....
PROBLEMA CIENTÍFICO: Que situação pretende ver resolvida com a elaboração deste trabalho?
Termine assim: Com base nesta realidade, ... surgiu a questão de partida, que visa responder o seguinte problema: Qual é a...?
JUSTIFICATIVA OU IMPORTÂNCIA DO TEMA :Quais são os fundamentos que o levam a optar pelo tema ?
Termine assim: Pelas razões supracitadas, julga-se importante analisar o tema escolhido, e os resultados a ser alcançados podem servir de suporte para o estudo de futuros...
PERGUNTAS CIENTÍFICA. Veja o exemplo a baixo.
A pergunta e a tarefa científica é a ponte entre o problema e o projecto. Para elaborar uma boa pergunta, estude o assunto do seu interesse exaustivamente, dando prioridade às grandes revisões e artigos seminais na área. Procure pelas lacunas no conhecimento. Dentre essas lacunas, escolha aquelas que te motivam mais a trabalhar.
TAREFAS CIENTÍFICA
Veja um exemplo aqui de Perguntas e tarefas cientificas:
OBJECTIVO GERAL: O objectivo geral é o elemento que sintetiza e apresenta a ideia central do trabalho. Ele deve expressar de forma clara, qual é a intenção do projeto de investigação que descreve e delimitar qual será o alvo do trabalho. Insira também os objectivos Específicos.
Comece assim: Pretende-se com o presente estudo...descrever de modo sucinto....
OBJECTO DE INVESTIGAÇÃO:
Comece assim: Processo de ensino e aprendizagem de ( coloque o nome da disciplina), sobre (coloque o tema).
HIPÓTESES
CAMPO DE ACÇÃO: Local de pesquisa
Comece assim: Actividades educativas sobre a importância de...
METODOLOGIA: A metodologia faz previamente o estudo dos métodos para determinar qual é o mais adequado para aplicar ou sistematizar em uma investigação ou trabalho. Escolha somente as que se aplicam no seu trabalho.
*
Análise-bibliográfica: vai permitir estudar e analisar de forma crítica as obras bibliográficas de abordagem do tema em estudo.
Histórico-lógico: será utilizado na reprodução da história real do objecto ou fenómeno em todos os seus detalhes e peculiaridades, assim como suas viragens, rodeios, etc.
Método Indutivo: vai nos permitir construir as hipóteses a partir das relações observadas e verificar as hipóteses por meio de experimentos e testes.
O método dedutivo: Vai partir do pressuposto de que as teorias e leis consideradas gerais e universais buscam explicar a ocorrência de fenómenos particulares.
Análise-síntese: Este método vai permitir estudar o pensamento, partindo do abstracto ao concreto, unindo os elementos em um todo, e investigando o fenómeno didáctico em relação com a conexão recíproca dos seus componentes em sua unidade.
Observação: vai permitir obter a informação primária a cerca do objecto a ser investigado ou a comprovação das consequências empíricas da aplicação de determinados métodos e procedimentos.
Inquérito: poderá facilitar recolher as informações em grandes grupos, neste contexto, os resultados serão processados de forma quantitativa e qualitativa, possibilitando a recompilação de grande quantidade de informações em pouco tempo.
Entrevista: na abordagem deste trabalho, foram realizados encontros entre duas ou mais pessoas que tiveram a finalidade de obter informações à respeito ao assunto a ser investigado mediante a uma conversa de natureza profissional. É um procedimento que foi utilizado na colecta de dados do assunto em estudo.
Método Estatístico: Será utilizado no processamento de dados estatísticos que poderão ser obtidos nos inquéritos, para a sua interpretação e análise dos resultados da investigação duma forma quantitativa e qualitativa, assim como a selecção de amostra da população alvo.
Procedimentos: Nesta pesquisa serão utilizados dados históricos, funcionamentos, Estes documentos e outros serão necessários e servirão com as fontes de informações para o trabalho. A colecta de dados será feita por meio de entrevistas individuais, aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas e com pessoas especializadas na matéria e estudantes.
Análise estatística: Os dados colectados serão analisados e interpretados de forma mista (qualitativa e quantitativa) e através do programa IBM SPSS para o tratamento dos dados quantitativos, descreveremos, compararemos e interpretaremos os resultados da pesquisa.
Método de experimentação: utilizaremos para provar os métodos aplicados durante a nossa investigação.
Quanto à finalidade: A pesquisa é básica: A pesquisa básica tem como objetivo gerar conhecimento que seja útil para a ciência e tecnologia, sem necessariamente haver uma aplicação prática ou para obtenção de lucro. A pesquisa básica aplica o conhecimento pelo conhecimento. Ela é feita para aumentar o que sabemos sobre um determinado assunto sem necessariamente ter alguma finalidade.
Quanto à natureza: Método qualitativo, Segundo (Soares, 2019, p. 178) aspectos qualitativos não é uma mera actividade. Para sua execução, precisa-se ater com rigor, método e ordem para se atingir o grau de reflexão esperado para os dados colectados. A capacidade, o treinamento e a experiência do pesquisador definiram a qualidade da análise e do trabalho desenvolvido. Assim, a pesquisa qualitativa na pesquisa presente será caracterizada por seus atributos e relacionar aspectos não apenas mensuráveis, mas também definidos descritivamente.
Quanto à natureza método quantitativo: Segundo (Soares, 2019, p. 178) tanto a pesquisa qualitativa quanto a pesquisa quantitativa, precisam uma da outra. Os métodos não são excludentes e ambas partem de um problema, em busca de solução ou resposta. Apesar de a pesquisar ser mais de caracter qualitativo, se notará em alguns pontos também a pesquisa quantitativa, uma vez que, conforme expõe (Cunha, 2019, p. 8), o método quantitativo é conclusivo e tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele. Os dados colectados por meio deste método impactam directamente na tomada de decisão, bem como aqueles fornecidos pela pesquisa qualitativa. Entretanto, na prática, podem expressar melhor as informações a serem apresentadas, principalmente quando o objetivo é se convencer sobre algum direccionamento.
Quanto aos objectivos: método descritivo: No presente estudo, a análise de dados ocorreu através do modo descritivo, que, de acordo com (Lakatos & Marconi, 2017) a pesquisa descritiva “ delineia o que é” e aborda também quatro aspectos: descrição, registro, análise e interpretação. Facilita o progresso de um nível de investigação em que se possibilita reconhecer as distintas formas de fenómenos, sua distribuição e categorização, assim, a análise dos dados foi efectivada de maneira clara para que haja uma percepção compreensível a todos os interessados a esta pesquisa. Na pesquisa descritiva é realizado um estudo detalhado, com colecta de dados, análise e interpretação dos mesmos. Não há a interacção ou envolvimento do pesquisador no assunto analisado.
Quanto aos procedimentos. pesquisa bibliográfica: Pesquisa bibliográfica- considerada uma fonte de colecta de dados secundária, pode ser definida como: contribuições culturais ou científicas realizadas no passado sobre um determinado assunto, tema ou problema que possa ser estudado.
Quanto aos procedimentos. Pesquisa-acção: A investigação-ação é uma metodologia em que o investigador planifica e se envolve no estudo, observando todo o processo e reflectindo sobre o mesmo. É um procedimento essencial in loco, com vista a lidar com um problema concreto localizado numa situação imediata ou outra. Em primeiro lugar, é uma investigação realizada por pessoas directamente envolvidas na situação social que é objecto da pesquisa.
Estudo de caso: Pode ser um método preferencial quando você necessita descrever de maneira ampla e profunda algum fenómeno social complexo. As principais questões do estudo são: Como...? Por quê...? Sobre um conjunto actual de acontecimentos sobre o qual o pesquisador tem pouco ou nenhum controle.
Instrumentos de colecta de dados: Inquérito por questionário: O método de recolha de dados seleccionado foi o inquérito, pois este método permite conforme (Lúcio, 2021, p. 48) obter os resultados mais precisos para uma investigação, visto que que possibilita a partilha de opinião dos inquiridos. Com o intuito de validar e avaliar a compreensão e representatividade das questões apresentadas será elaborada um questionário que será disponibilizado a alguns inqueridos.
Entrevistas semi-estruturadas: O levantamento foi através de entrevistas semiestruturadas realizadas com as pessoas. Conforme (Lúcio, 2021, p. 48) existem duas técnicas diferentes de inquérito: a entrevista e o questionário. A técnica aplicada na presente investigação para a obtenção de dados foram duas, entrevista e questionários, essas ferramentas permitiram-nos analisar a questão da importância do trabalho.
Critério para apresentação, análise e discussão dos dados: Os resultados serão apresentados em tabelas, quadros e gráficos. Estes são bons assistentes na apresentação dos dados, uma vez que simplificam, ao leitor, a compreensão e interpretação rápida da massa de dados, podendo, somente com uma olhada, apreender relevantes pormenores e relações. Porém seu propósito mais relevante é auxiliar o investigador na distinção de diferenças, semelhanças e relações, por meio da clareza e destaque que a distribuição lógica e a apresentação gráfica oferecem às classificações.
Método Funcionalista: é um método valente para análises, estuda a sociedade do ponto de vista da função de suas unidades por se tratar da análise funcional da Direcção Municipal da Educação de Luanda (KETELE, 1993).
Método Monográfico: Também conhecido como método de Estudo de Caso, procurará identificar com base numa amostragem a generalização dos factos. Consistirá no estudo de determinados indivíduos (amostra), nível de escolaridades, funções, género relacionado com a faixa etária, com a finalidade de obter generalizações. A investigação deverá examinar o tema escolhido, observando todos os factores que o influenciará e analisará todos os seus aspectos (MARCONI & LAKATOS, 2009).
Método Estatístico: é um método será aplicado para a descrição dos resultados do estudo por meio de dados levantados no campo bem como a sua análise (Rodrigues, 2006).
Quanto aos procedimentos técnicos: a pesquisa será bibliográfica e documental elaborada a partir de material já publicado como sugerido por (CARMO & FERREIRA, 1998), constituído principalmente de livros, artigos, via electrónico e fontes documentais como materiais que não receberá tratamento analítico como (regulamento, decretos e tabelas estatísticas).
Amostra e População: De acordo com Mahotra (2001) a população corresponde ao agregado de todos os elementos que compartilham um conjunto comum de características de interesse para o problema sob investigação. Para a presente pesquisa utilizou á amostragem probabilística aleatória simples, em que os elementos da amostra foram escolhidos aleatoriamente, sendo possível tirar a conclusão em relação a população alvo Malhotra (2001).Para Marconi e Lakatos (2003), este tipo de amostragem permite tratamento estatístico e pode compensar erros da amostra.
O estudo de caso: é um estudo limitado a uma pessoa uma família, um produto, uma instituição, uma comunidade ou mesmo um pais. É uma pesquisa detalhada e profunda (Vergara, 2000).
Quanto ao questionário foi do tipo fechado: São nos quais o inquirido apenas selecciona a opção (entre as apresentadas), que mais se adequa à sua opinião.
Uma investigação é tradicionalmente categorizada em dois tipos: Fundamental: Visa aumentar o nosso conhecimento geral; •Aplicada: Visa produzir "resultados que podem ser diretos na tomada de decisões práticas ou na melhoria de Programas e sua implementação (A.C. GIL 1999).A investigação em causa é uma Investigação Aplicada, porquanto pretende-se aplicar diversos pressupostos sobre o tema.
Delimitação da pesquisa: Segundo Andrade (2009, p.38) "Delimitar significa estabelecer limites. Geralmente, os prazos para a execução do projeto e os recursos disponíveis são determinantes. Esses elementos ajudam o pesquisador definir o que pode ser feito e o que está de para a pesquisa". O presente estudo está delimitado por alguns aspectos.
CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES: As actividades são: 1-Recolha de bibliografia; 2- Análise do programa oficial ; 3- construção de instrumento; 4- Aplicação do pré-teste; 5-Organização de dados; 5- Aplicação do pós-teste; 6- Redação do trabalho; 7- Revisão geral do trabalho; 8-Impressão, encadernação e entrega do trabalho
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Coloque aqui os livros ou artigos citados no decorrer no anteprojecto. insira o nome do autor, título da obra, ano, Local, nome da revista, Editora .
CUSTOS DO PROJECTO. Escreva aqui todos os custos já suportados com a produção de seu anteprojecto.
Deixe aqui como suas sugestões de melhorias do formulário
Consulte aqui a tabela de preços se precisar de orientação em algum ponto Específico.
O receba o que escreveu no formato word por apenas 30.000. Solicite o Ibam via WhatsApp
Inserir Borderoux
Cancel
of
Enviar
Imprimir Formulário
Should be Empty: