Este formulário serve para a inscrição das paróquias que desejam receber jovens nos Dias nas Dioceses (DnD) (ou Pré Jornada), uma proposta integrada na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023. As respostas serão recebidas e trabalhadas pelo Comité de Organização Diocesana (COD).
O que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)?
A JMJ é um evento da Igreja Católica que reúne milhares de jovens de todo o mundo com o Papa. Estes encontros são vividos como uma peregrinação, incluem momentos de formação, convívio, oração, espetáculos e muitas outras propostas. O que define uma JMJ é sobretudo o testemunho da alegria da fé dos jovens. A cidade escolhida pelo Papa para a próxima JMJ foi Lisboa, e decorrerá de 1 a 6 de agosto de 2023.
O que são os Dias nas Dioceses (DnD)?
Também conhecidos como Pré Jornadas. Nos dias que antecedem a JMJ em Lisboa, alguns grupos de jovens estrangeiros inscrevem-se para viver uma experiência de partilha espiritual, humana, cultural, vocacional e missionária numa outra diocese do país. Entre essas dioceses está também a diocese de Leiria-Fátima, com todas as suas paróquias. Nesses dias, os jovens ficarão alojados em espaços coletivos ou em famílias.
Em que dias?
Os DnD vão decorrer entre os dias 26 e 31 de julho de 2023 (datas ainda a confirmar).
Que condições se exigem a uma Paróquia de Acolhimento (PA)?
Uma paróquia, para ser Paróquia de Acolhimento nos DnD, deve:
- Indicar a pessoa responsável pelo acolhimento local para depois ser formada a equipa de acolhimento local.
- Ter capacidade para dinamizar o programa durante a presença dos jovens na paróquia (o COD fará algumas sugestões, mas não será um programa exaustivo).
- Prever condições de alojamento (espaços colectivos, mas preferencialmente famílias - ver formulário para famílias).
Quais são os custos com o acolhimento dos jovens?
Cada jovem pagará um valor pela inscrição nos DnD que cobrirá uma pequena parte das despesas (valor ainda por definir pela Santa Sé). As paróquias devem garantir o alojamento para os jovens que não ficam em famílias e a alimentação de todo o grupo durante os vários dias. Às Famílias de Acolhimento será pedido que ofereçam o pequeno almoço.
Como é que os jovens chegam à Paróquia de Acolhimento?
A deslocação até à PA, assim como a deslocação entre a PA e os dias da JMJ, em Lisboa, são da responsabilidade dos grupos estrangeiros.
De onde vêm estes jovens?
Podem vir de qualquer país do mundo. Ao inscreverem-se na JMJ, os grupos escolhem uma diocese onde pretendem viver os DnD.
Como sabemos quais os jovens que vamos receber?
A organização nacional distribui os grupos inscritos pelas dioceses de Portugal. Cada Comité Organizador Diocesano aceita e valida a inscrição dos grupos estrangeiros e encaminha-os para as Paróquias de Acolhimento. A Paróquia de Acolhimento, depois de aceitar o grupo, receb do COD os contactos para começarem a viver juntos a JMJ 2023 e agilizar todas as questões práticas.
E se não soubermos falar a língua dos jovens?
É necessário que haja na equipa de acolhimento da PA alguém que domine razoavelmente o inglês para comunicar com os grupos estrangeiros.
Data limite para inscrição da Paróquia de Acolhimento.
As paróquias devem inscrever-se como Paróquias de Acolhimento através deste formulário com a maior antecedência possível.