Sexualidade Feminina I e II
SEXUALIDADE I
A sexualidade faz parte da natureza humana bem como o direito à saúde sexual e íntima da mulher. Por saúde sexual entendemos neste curso o que vai para além da cura da enfermidade ou da doença, mas antes o direito pleno que implica o bem-estar físico, emocional e mental da mulher.
Este módulo vai aprofundar temas essenciais relacionados com o desenvolvimento da sexualidade e da redescoberta do prazer feminino.
Iremos abordar temas como:
A autoria do prazer feminino: desmistificar a crença que o prazer depende “do outro” (parceiro ou parceira), que ele/a é o responsável pelos nossos momentos de êxtase e prazer orgástico. A crença de que alguém é o protagonista ou controla o nosso prazer só nos afasta mais do nosso corpo, torna-nos visitantes de nós próprias, criando-nos confusão emocional, afectando a nossa auto-estima, amor-próprio e sobretudo causando a perda de identificação com a nossa essência.
Literacia sexual e erótica feminina - A Fisionomia Íntima e Anatomia do Prazer: a falta de conhecimento do nosso próprio corpo e da “fisiologia” do nosso orgasmo, traz inúmeras consequências às nossas relações apontando sobretudo relações sexuais profundamente desnutridoras, vazias de intimidade e muitas vezes pouco verdadeiras. É no conheceres-te a ti própria que vais fortalecer a tua auto-confiança e a tua auto-estima. Estarás a dar informação preciosa ao teu corpo emocional e espiritual que tu és importante e estás a criar um vínculo profundo contigo mesma de honra e gratidão, de auto-merecimento, de amor e êxtase. Dignificas a tua alma, o teu corpo, o teu templo, honras a tua existência.
Ginecologia emocional com abordagem à disfunção sexual feminina - todas as disfunções sexuais são multifactoriais e existem como uma conversão orgânica do nosso estado emocional. O corpo tem uma sabedoria oculta que revela com muita precisão o que o nosso coração tem dificuldade em dizer. Vamos num lugar aberto e curioso olhar para para estes desequilíbrios, tendo em conta que para todas estas questões, existe solução. As disfunções mais comuns são a falta de desejo, a falta de líbido, ausência de prazer parcial ou total (anorgasmia), dor durante a penetração, dor generalizada, problemas no estágio da excitação, falta de lubrificação.
O orgasmo feminino: Os estudos realizados no último século indicam que o clitóris desempenha um papel central no prazer da mulher, considerando o tamanho e a posição em que se encontra, bem como toda a parede anterior da nossa vagina (yoni) que é de extrema sensibilidade erógena e que a estimulação devida de um grupo de glândulas (complexo clito-uretro-vaginal) grupo Ponto - G, contribuem imenso para as ondas de prazer que tanto merecemos! No entanto todo este conhecimento poderá ser insuficiente se não tivermos em conta que o nosso corpo inteiro é uma zona erógena! Por todo o lado, há terminações nervosas que ao ser estimuladas provocam o maior dos prazeres! O ser acarinhada em presença, tocada em consciência, estimulada e amada de corpo inteiro é o que vai permitir uma relação plena e saudável com o teu prazer aliada sempre ao compromisso de vivenciares o êxtase que é o prazer de estar viva.
SEXUALIDADE II
A energia de eros anda de mãos dadas à sabedoria interna da mulher que não requer tanto a participação do plano cognitivo ou do raciocínio mas sim o sensorial, energético, criativo e misterioso.
Esta aula é uma expansão e aprofundamento da aula anterior, no entanto com uma abordagem prática.
Será uma aula dedicada a exercícios de redescoberta do prazer e “yoni reconection”- porque envolveres-te com a tua sexualidade demanda caminhar passo a passo em direcção à tua auto-descoberta. Assim de forma harmoniosa e num ambiente seguro faremos uso de variadas práticas acessíveis a qualquer mulher para que no seu dia-a-dia consiga desfrutar do seu verdadeiro potencial como um ser sexual, erótico, expansivo, conectado e conectivo.