Prezado Médico- veterinário,
Eu, Ane Magi, médica-veterinária pesquisadora do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo - FMVZ - USP, sob a orientação da Professora Dra. Claudia Momo, convido você a participar deste questionário, cujo tema é: abuso sexual em animais não humanos.
Caso opte pela participação, você receberá, por e-mail, uma cópia deste TCLE, em PDF, assinado pela pesquisadora principal.
Objetivo
Reunir informações nacionais sobre os mecanismos técnicos adotados pelos médicos-veterinários quanto ao atendimento clínico prestado no exercício de sua profissão, que estejam relacionados à suspeita de abuso sexual em animais não humanos.
Justificativa
A inclusão de práticas rígidas contra maus-tratos aos animais não humanos, dentre eles o abuso sexual, é uma exigência social crescente, e a organização de dados referentes a tais práticas é uma etapa inicial e fundamental para a formalização de medidas de combate e identificação efetivas.
Procedimentos com o Participante da Pesquisa
O questionário é destinado aos médicos-veterinários brasileiros e será aplicado no formato online, por meio de um formulário constituído por 24 perguntas objetivas e discursivas, com duração estimada de 15 (quinze) minutos, tempo este dependente da quantidade de casos expostos e respostas afirmativas do respondente. As perguntas não apresentam respostas certas ou erradas, sendo a única exigência, que as informações fornecidas, estejam de acordo com o praticado no exercício de sua profissão, na situação descrita por você.
Riscos e desconfortos
De acordo com as Resoluções 466/2012 e 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde, toda pesquisa com seres humanos envolve riscos e, neste contexto, poderá ocorrer desconforto relativo às lembranças sobre o(s) caso(s) atendido(s) e potenciais gatilhos psicológicos, caso você tenha vivenciado experiências pessoais prévias relacionadas a esta temática.
Poderá, também, gerar incômodo desencadeado pelo tempo de resposta por você despendido, além do risco de vazamento de dados, sabidamente mínimo, mas presente em qualquer situação de fornecimento de informações.
Benefícios
O fornecimento das respostas não acarretará em benefícios diretos a você, mas contribuirá para a pesquisa sobre a identificação de abuso sexual em animais, diagnosticado por profissionais da área.
Garantias
O conteúdo fornecido por você e por outros colegas médicos-veterinários é utilizado somente para este estudo. A identificação de nenhum animal, tutor ou profissional envolvido será divulgada. A equipe enfatiza sobre a confidencialidade do conteúdo informado, se dispondo a esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir, por meio do contato com a pesquisadora Ane Magi, pelo e-mail: anemagi@usp.br.
Na hipótese de sentir inquietação ou outros tipos de incômodo durante a leitura, ou na composição da resposta, é garantida a liberdade de desistência e retirada do consentimento, sem qualquer prejuízo a você. Não há valor econômico a receber ou a pagar pela participação, visto que todo o processo se dará por meio do questionário no formato online. Caso presente, a pesquisadora assumirá a responsabilização por estes danos e outros efeitos adversos comprovadamente causados pela participação nesta pesquisa.
Informações sobre a pesquisa
Certificado de Apresentação e Apreciação Ética - CAAE - Plataforma Brasil: 61558122.5.0000.5422
Número do comprovante de envio: 088869/2022
Data de aprovação: 10/10/2022
Registro na Comissão de Ética do Uso de Animais - CEUA FMVZ - USP: 1088060622
Contatos
Pesquisadora: Médica-veterinária Ane Magi, e-mail: anemagi@usp.br, Instituição: FMVZ-USP, Telefone: (11) 99130 - 6742.
Orientadora: Professora Doutora Claudia Momo, e-mail: cmomo@usp.br, Instituição: FMVZ-USP, Telefone: (11) 2648 - 8260.
Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPH) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos FZEA/USP: Av. Duque de Caxias Norte, 225. Jd. Elite. CEP: 13635-900. Pirassununga/SP. E-mail: cepfzea@usp.br. Fone: (19) 3565 - 6759.
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.