• Como está seu sono? Você apresenta sonolência ou cansaço durante o dia? Como está seu desempenho na faculdade? Você tem se sentido estressado?

    Convidamos você a participar da pesquisa "Avaliação da Qualidade de Sono e da Frequência de Cefaleia nos Estudantes Universitários Após a Pandemia de COVID-19". Basta responder o questionário online. Ao terminar de responder, informe seu e-mail e você receberá uma mensagem com suas respostas e dicas para melhorar seu sono. Sua participação é muito importante. Obrigado!
  • Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

    Este é um convite para você participar da pesquisa "Avaliação da Frequência de Transtornos do Sono e de Cefaleia nos Estudantes Universitários após a Pandemia de COVID-19", de responsabilidade do professor Rogério Beato. Responder a esta pesquisa possibilitará a expressão da sua opinião e envolverá riscos mínimos a você relacionados à fadiga e/ou desconforto associados ao preenchimento do questionário. Para minimizar qualquer desconforto, sugerimos que você faça uma pausa e complete o questionário posteriormente. Todas as informações obtidas serão mantidas em sigilo. Os dados serão guardados por cinco anos em local seguro e a divulgação dos resultados será feita de forma a não identificar os participantes, mantendo o foco no conteúdo geral e nos resultados estatísticos. Se após responder esta pesquisa você desejar excluir suas repostas, você poderá fazê-lo a qualquer momento. Os danos inerentes à sua participação na pesquisa referem-se à quebra de sigilo e/ou confidencialidade. Se tal situação ocorrer em qualquer fase da pesquisa, você terá direito a uma indenização. Você não terá benefícios pessoais diretos ao participar da pesquisa, mas contribuirá para o melhor entendimento dos fatores relacionados à qualidade de vida de estudantes universitários após a pandemia, podendo, ao participar junto de outros estudantes, contribuir para a possível criação de intervenções para melhorar essa situação. Assim, você poderá ser beneficiado indiretamente. O pesquisador não terá nenhum benefício pessoal/financeiro com esta pesquisa, exceto a produção acadêmica dele decorrente. Por se tratar apenas do preenchimento de um questionário online, não estamos prevendo que você venha a ter quaisquer despesas em decorrência de sua participação, apenas o investimento de parte de seu tempo para respondê-lo. Lembramos que, durante o preenchimento do questionário poderão ocorrer falhas técnicas decorrentes dessa modalidade de coleta de dados (problemas de sistema; indisponibilidade provisória das páginas; perda das informações e necessidade de reinserção dos dados). Durante todo o período da pesquisa você poderá tirar suas dúvidas com o pesquisador responsável: Professor Rogério Gomes Beato pelo e-mail lamedsono.ufmg@gmail.com. Caso seja do seu interesse, você poderá entrar em contato com o pesquisador e ser atendido no Ambulatório de Sono e Trabalho do Hospital das Clínicas da UFMG. As dúvidas a respeito da ética dessa pesquisa também poderão ser questionadas no Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG, no seguinte endereço: Av. Antônio Carlos, 6627, Unidade Administrativa II - 2º andar - Sala 2005, Campus Pampulha. Belo Horizonte, MG – Brasil. 31270-901, telefone 3409-4592. Após a assinatura do pesquisador, há um espaço para a sua assinatura. Se você compreendeu os objetivos da pesquisa, a forma como será realizada e os benefícios envolvidos, por favor, assine o documento.
  • Assinatura do pesquisador principal.
  • Limpar
  • As perguntas seguintes se referem a alguns de seus dados pessoais e do seu curso.

  • As perguntas abaixo se referem ao uso de aparelhos eletrônicos no seu dia-a-dia.

  •  
  • Questões sobre a qualidade do seu sono

    As perguntas seguintes são relativas aos seus hábitos usuais de sono durante OS ÚLTIMOS 30 DIAS somente. Suas respostas devem indicar a lembrança mais exata da maioria dos dias e noites no último mês.
  • As questões abaixo referem-se às suas dificuldades para iniciar o sono e/ou para se manter dormindo depois do início do sono ou se você passou a acordar mais cedo do que seu horário costumeiro de acordar.

    Por favor, avalie a gravidade atual dos seus sintomas NAS DUAS ÚLTIMAS SEMANAS em relação a:
  • Avaliação de Sonolência Durante o Dia (das 06 às 18 horas)

    As perguntas abaixo são sobre a probabilidade de você cochilar ou dormir, e não apenas se sentir cansado, em algumas situações. Considere o modo de vida que você tem levado recentemente NOS ÚLTIMOS 30 DIAS. Mesmo que você não tenha feito algumas destas coisas recentemente, tente imaginar como elas o afetariam. Se você não pratica a atividade ou ela não se aplica a você, marque "não se aplica".
  • As perguntas seguintes são sobre sua saúde geral, seus hábitos de vida e o uso de medicamentos

  • As perguntas seguintes se referem à presença de sintomas de ansiedade, de estresse e de depressão.

    Por favor, leia cuidadosamente cada uma das afirmações abaixo e marque a que indique o quanto ela se aplicou a você durante a ÚLTIMA SEMANA.
  • Avaliação da sua qualidade de vida

    Este questionário é sobre como você se sente a respeito de sua qualidade de vida, saúde e outras áreas de sua vida. Por favor responda a todas as questões. Se você não tem certeza sobre que resposta dar em uma questão, por favor, escolha entre as alternativas a que lhe parece mais apropriada. Esta, muitas vezes, poderá ser sua primeira escolha.Por favor, tenha em mente seus valores, aspirações, prazeres e preocupações. Nós estamos perguntando o que você acha de sua vida, tomando como referência AS DUAS ÚLTIMAS SEMANAS.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • As próximas questões se referem às dores de cabeça de intensidade forte que você pode sentir. Elas incomodam muito e atrapalham ou impedem a realização das atividades de rotina como estudar, sair de casa, trabalhar, caminhar, subir escadas, etc. Em geral, é necessário tomar um ou mais medicamentos para aliviar este tipo de dor.

  • Questões sobre dores de cabeça de intensidade forte.

  • Algumas pessoas sentem dores de cabeça que são de intensidade fraca e, às vezes, até de intensidade moderada, mas elas não costumam interferir muito nas atividades de rotina, como estudar, sair de casa, trabalhar, caminhar, subir escadas, etc. Essas dores de cabeça são diferentes das dores de cabeça mencionadas nas perguntas da seção anterior e podem durar vários minutos, várias horas ou mesmo vários dias. Pode ser necessário ou não usar algum medicamento para aliviá-las.

  • Questões sobre dores de cabeça de intensidade fraca.

  • Agradecemos muito pela sua participação.

  • Should be Empty: