AS 5 LINGUAGENS DO PERDAO
Por Gary Chapman
Nome e Sobrenome
*
E-mail
*
Celular
*
-
DDD
Telefone
Questionário das linguagens do perdão
O levantamento a seguir visa ajudar você a descobrir sua linguagem do perdão. Leia cada um dos vinte cenários hipotéticos e marque a resposta que você mais gostaria de ouvir, caso aquela situação em particular ocorresse em sua vida. Presuma que, em cada cenário, você e a outra pessoa têm um relacionamento no qual existe total interesse de ambos em manter uma atitude de respeito e consideração. Em outras palavras, se o relacionamento for prejudicado de alguma forma pela outra pessoa, presuma que o relacionamento é suficientemente importante para que você acredite ser necessário receber o pedido de perdão quando a outra pessoa o apresentar. Presuma também que o "ofensor" tem consciência do que fez pelo fato de você ter expressado sua dor de maneira perceptível e direta. Algumas das possíveis respostas a cada um dos vinte cenários são semelhantes. Concentre-se menos em sua semelhança e mais na escolha da resposta que mais apela a você e, então, siga para o próximo item. Feitas suas escolhas, clique em enviar para ver o resultado.
1) Seu cônjuge esqueceu do aniversário de casamento. Se você não for casado(a), presuma que esteja nesse cenário. Ele(a) deveria dizer:
*
Não acredito que me esqueci. Você e nosso casamento são muito importantes para mim. Sinto muito.
Não há desculpas para eu ter me esquecido. Onde eu estava com a cabeça?
O que posso fazer para provar meu amor por você?
Você pode apostar que não me esquecerei no ano que vem! Vou anotar essa data na minha agenda!
Sei que magoei você, mas será que poderia me perdoar?
1.L
1.C
1.T
1.Q
1.E
2) Sua mãe sabia como você se sentia em relação a determinado assunto e, conscientemente, fez algo contrário ao que você queria. Ela deveria dizer:
*
Se eu tivesse pensado melhor no que estava fazendo, teria percebido que estava errada.
O que posso fazer para reconquistar seu respeito?
Não desprezarei seus sentimentos no futuro.
Você me dá uma segunda chance?
Eu sabia como você se sentiria, mas mesmo assim fui na direção contrária à que você desejava. Gostaria de não ter feito isso.
2.C
2.T
2.Q
2.E
2.L
3) Você estava em meio a uma crise e precisava de ajuda, mas seu amigo(a) ignorou sua necessidade. Ele(a) deveria dizer:
*
Dizer que sinto muito não me parece suficiente. O que mais posso fazer ou dizer para restaurar nossa amizade?
Percebo agora que eu poderia ter sido mais útil para você, e prometo que farei tudo o que puder para ajudá-lo(a) se você tiver um problema de novo.
Sinto muito, de verdade, e peço que me perdoe.
Eu deveria ter ficado ao seu lado. Sinto muito por tê-lo(a) desapontado.
Desapontei você quando você mais precisava de mim. Cometi um erro terrível.
3.T
3.Q
3.E
3.L
3.C
4) Seu/sua irmão/irmã fez um comentário indelicado sobre você. Ele(a) deveria dizer:
*
Embora eu provavelmente venha a dizer coisas erradas de novo no futuro, o que aprendi com essa experiência me ajudará a evitar magoar você com comentários indelicados.
Estraguei tudo! Você me perdoa?
Foi muito impensado de minha parte. Gostaria de ter sido mais atento(a) a seus sentimentos.
Sei que o que eu disse foi errado e que feri seus sentimentos.
Você permite que eu me retrate pelo que disse? Gostaria de ter uma chance de restaurar sua reputação.
4.Q
4.E
4.L
4.C
4.T
5) Seu cônjuge respondeu com raiva num momento em que você não havia cometido nenhum erro aparente. Ele(a) deveria dizer:
*
Sinto muitíssimo por ter gritado com você. Espero que lá no fundo do seu coração você encontre o desejo de me perdoar.
Gostaria de não ter magoado você com meus gritos. Eu me sinto péssimo(a) pelo modo como tratei você.
Eu estava irritado(a), mas não tinha o direito de falar com você daquela maneira. Você não merecia aquilo.
O que posso fazer ou dizer para acertar as coisas entre nós?
Tenho medo de voltar a fazer isso de novo, e não quero fazê-lo. Ajude-me a pensar numa maneira de evitar que eu exploda assim no futuro.
5.E
5.L
5.C
5.T
5.Q
6) Você estava orgulhoso de sua realização, mas seu amigo(a) agiu como se aquilo fosse algo trivial. Ele(a) deveria dizer:
*
Você precisava que eu compartilhasse da seu/sua euforia e desapontei você. Odeio o fato de não ter reagido de maneira mais apropriada.
Estraguei sua comemoração ao não me alegrar por você. Eu poderia dar desculpas, mas, no fundo, não há desculpa para ignorar sua realização.
É tarde demais para comemorarmos essa sua realização? Quero muito compensar o que fiz.
Prometo que vou observar e comemorar suas realizações no futuro. Aprendi uma lição difícil.
Sei que já falhei com você antes, mas poderia me perdoar mais uma vez?
6.L
6.C
6.T
6.Q
6.E
7) Seu/sua parceiro(a) de negócios deixou de consultar você sobre um assunto importante de interesse mútuo. Ele(a) deveria dizer:
*
Estraguei tudo desta vez. Errei ao não incluir você nessa decisão. Você tem o direito de estar chateado(a) comigo.
Há alguma coisa que eu possa fazer para compensar o que fiz?
No futuro, pretendo consultar você não importa o que acontecer. Não vou ignorá-lo(a) ao tomar decisões novamente.
Você tem todo o direito de se ressentir de mim em relação a isso, mas será que poderia me perdoar?
Sei agora que magoei você profundamente. Sinto muito pelo que disse, de verdade.
7.C
7.T
7.Q
7.E
7.L
8) Um(a) colega de trabalho ridicularizou ou constrangeu você de maneira não intencional na frente de outras pessoas. Ele(a) deveria dizer:
*
Existe alguma forma de eu reparar nosso relacionamento? Você gostaria que eu lhe pedisse perdão na frente da equipe?
É fácil desconsiderar os sentimentos dos outros, mas quero ser mais atencioso(a) com você e com outras pessoas no futuro. Você me ajudaria, cobrando essa postura de mim?
Não tive a intenção de ferir você, e agora tudo o que posso fazer é pedir seu perdão e tentar não repetir esse mesmo erro.
Me arrependo profundamente por ter constrangido você. Gostaria de poder voltar no tempo e dizer algo mais apropriado.
Isso foi muito descuidado de minha parte. Pensei que estava sendo engraçado(a), mas é óbvio que magoar você da maneira como magoei não é nada engraçado.
8.T
8.Q
8.E
8.L
8.C
9) Você estava tentando dizer algo importante a um(a) amigo(a) e ele(a) mostrou desinteresse. Ele(a) deveria dizer:
*
Estraguei tudo desta vez, mas no futuro prometo que lhe darei total atenção quando você tiver algo importante para me dizer.
Sinto muito por não estar escutando. Você não tem de me perdoar, mas espero que o faça.
Não ter escutado o que você estava dizendo faz com que eu me sinta péssimo(a). Sei como é passar por isso e me arrependo de não ter ouvido você.
Ouvir é parte muito importante de um bom relacionamento, só que mais uma vez eu estraguei tudo. Você precisava que eu o(a) ouvisse, e eu basicamente ignorei sua necessidade.
Podemos tentar de novo? Você vai falar e eu vou escutar. Vou dedicar a você toda a minha atenção.
9.Q
9.E
9.L
9.C
9.T
10) Seu/sua irmão/irmã descobriu que, no passado, errou em relação a um ponto significativo de conflito entre vocês. Ele(a) deveria dizer:
*
Peço perdão. Você poderia me perdoar?
Estou chateado(a) comigo mesmo(a) pela maneira como lidei com nossa discordância. Meu comportamento pôs em risco nosso relacionamento, e isso me assusta. Me arrependo de como agi.
Admito que estava errado(a). Se, naquele momento, soubesse do que sei agora, eu poderia ter evitado muita dor de cabeça entre nós.
O que posso fazer para consertar nosso relacionamento? Sinto que preciso fazer ou dizer algo para restaurar seu respeito por mim.
Se discordarmos em relação a uma questão no futuro, planejo entender bem a situação antes de fazer qualquer julgamento. Isso poderá evitar discussões desnecessárias.
10.E
10.L
10.C
10.T
10.Q
11) Embora você tenha expressado repetidas vezes seu incômodo diante de determinado hábito, seu cônjuge continuou a exibir o mesmo comportamento para irritar você. Ele(a) deveria dizer:
*
Já fui longe demais com isso. Sinto muito por não ter sido mais compreensivo(a). Eu não ficaria contente se você fizesse isso comigo.
Ok, eu admito: estou perturbando você de propósito, e isso não é engraçado nem justo. Preciso agir de maneira mais madura.
Dizer que sinto muito não vai anular o fato de que tenho tentado conscientemente perturbar você. O que mais posso fazer para reconquistar sua consideração?
Adquiri o hábito de desconsiderar seus desejos e não quero continuar com isso. De agora em diante, farei um esforço adicional para honrar seus desejos.
Testei sua paciência e agora peço que me perdoe. Você permite que haja um recomeço na questão de honrar os seus pedidos?
11.L
11.C
11.T
11.Q
11.E
12) Seu pai lhe deu um "gelo" como modo de fazer você se sentir culpado por alguma coisa da qual os dois discordam. Ele deveria dizer:
*
Não nego que eu seja culpado. Deveria ter lidado com a situação com mais justiça e franqueza.
Gostaria de compensá-lo(a) por isso tudo de algum modo, e quero continuar falando com você. Posso levar você para jantar fora?
No futuro, serei mais sincero sobre meus sentimentos, sem tentar fazer com que você se sinta culpado(a) por não concordar comigo.
A escolha é sua, mas espero muito que você me perdoe.
Você é adulto(a) e eu me sinto péssimo por tentar controlar suas decisões. Não quero correr o risco de prejudicar nosso relacionamento.
12.C
12.T
12.Q
12.E
12.L
13) Um(a) parceiro(a) comercial quebrou uma promessa e fez com que você perdesse um prazo importante. Ele(a) deveria dizer:
*
É tarde demais para fazer alguma coisa em relação a isso agora, mas quero muito evitar esse tipo de erro novamente. Vamos conversar sobre o que posso fazer no futuro para cumprir minhas promessas.
Não espero que você me perdoe, considerando o problema que lhe causei, mas ficaria muito feliz se me perdoasse.
Sinto muito. Eu prometi que cumpriria minha obrigação e não apenas decepcionei você como fiz com que perdesse seu prazo. Sei que isso coloca em risco seu trabalho e nossa parceria.
Realmente fiz uma grande bagunça desta vez. Você perdeu seu prazo por minha causa.
Não sei o que posso fazer neste momento, mas há alguma maneira de eu compensar você pela minha parte no não cumprimento do prazo?
13.Q
13.E
13.L
13.C
13.T
14) Um(a) amigo(a) lhe pediu que o esperasse do lado de fora do teatro, mas ele(a) não deu as caras. Ele(a) deveria dizer:
*
Nossa amizade é muito importante, e espero que você não se afaste de mim. Você me perdoa por deixá-lo(a) esperando?
Sinto muito por você ter ficado me esperando. Você é importante para mim e eu deveria ter respeitado você e seu tempo, estando ali no lugar onde eu disse que estaria.
Você ficou em pé ali esperando por mim, pensando que eu apareceria a qualquer momento, e eu o(a) decepcionei. Se eu tivesse gerenciado meu tempo de outra maneira, teria chegado. É totalmente minha culpa.
Vamos a outra peça e, desta vez, pagarei sua entrada como modo de me de desculpar por ter deixado você esperando da última vez.
No futuro, controlarei meu tempo e gerenciarei minha agenda de modo que possa cuidar de nossa amizade da maneira devida.
14.E
14.L
14.C
14.T
14.Q
15) 0 filho de uma amigo(a) quebrou um bem de valor durante uma visita à sua casa. Seu/sua amigo(a) deveria dizer:
*
Sei que isso era uma coisa valiosa para você e me sinto péssimo(a) pelo que aconteceu.
Eu deveria ter prestado mais atenção em meu filho. Foi culpa minha não perceber o que estava acontecendo. Se eu tivesse agido diferente, isso não teria acontecido.
Prefere que eu pague por esse item especial ou posso comprar um igual para você? Há alguma maneira de substituí-lo?
Prometo que terei mais cuidado com suas coisas no futuro e não permitirei que meu filho brinque em áreas 'fora do limite' quando estivermos em sua casa.
Você tem todo o direito de estar chateado(a), mas espero que possa me perdoar e continuar sendo meu/minha amigo(a) a despeito do seu desapontamento.
15.L
15.C
15.T
15.Q
15.E
16) Um membro da igreja acusou você de ser o(a) único(a) culpado(a) pelo fracasso de um projeto conjunto, muito embora ele(a) tenha compartilhado tarefas de liderança do comitê. Ele(a) deveria dizer:
*
Não há desculpa para o meu comportamento, e a única maneira de eu me sentir remotamente melhor é acertar isso entre nós. O que você quer que eu faça ou diga?
Ou eu aprendo a tratar os membros da equipe de maneira mais adequada ou não liderarei mais nenhum comitê. Quero que essa experiência me leve a crescer.
Por favor, perdoe-me. Errei em culpar você e oro para que me perdoe.
Não acredito que culpei você dessa maneira. Estou com muita vergonha do meu comportamento e lamento profundamente por isso.
Sou tão responsável pelo fracasso desse projeto quanto qualquer outra pessoa. Eu deveria ter admitido minhas deficiências nessa área.
16.T
16.Q
16.E
16.L
16.C
17) A despeito da promessa de guardar seu segredo, seu/sua colega de trabalho violou sua confiança contando o segredo a outras pessoas do escritório. Essa pessoa deveria dizer:
*
Eu lhe disse que guardaria o segredo e quebrei a promessa, prejudicando sua confiança em mim. Cometi um erro terrível.
Diga-me o que devo fazer para que sua confiança em mim seja restaurada.
Pode levar algum tempo até que volte a confiar em mim, mas vou me esforçar de agora em diante para provar que sou digno de confiança.
Não há necessidade de responder imediatamente, mas você consideraria me perdoar por esse erro?
Quem dera eu tivesse pensado em quanto dano eu estava causando ao contar seu segredo. Eu me sinto péssimo(a) por não ter levado minha promessa mais a sério.
17.C
17.T
17.Q
17.E
17.L
18) Seu/Sua colega de trabalho falou negativamente sobre você a outros membros da equipe. Ele(a) deveria dizer:
*
Quero fazer tudo o que puder para corrigir meu erro. Devo pedir perdão na frente da equipe?
Se eu me chatear novamente com você, prometo parar para pensar e abordar você diretamente e de maneira respeitosa.
Talvez você não consiga me perdoar, pelo menos não agora, mas espero que o faça um dia.
O que eu disse foi indelicado e mal-educado. Lamento muito e gostaria de poder retirar o que disse.
Tive uma atitude ruim e nem por um instante levei em conta seus atributos positivos. Deveria ter pensado mais no que eu estava dizendo.
18.T
18.Q
18.E
18.L
18.C
19) Apesar de suas várias realizações positivas, seu/sua supervisor(a) só sabe criticar seu desempenho. Ele(a) deveria dizer:
*
Você merece reconhecimento por seu esforço. Tentarei ser mais equilibrado(a) da próxima vez.
Espero que isso não prejudique nosso relacionamento. Você aceita meu pedido de perdão?
Sinto muito por ter me concentrado nas falhas menores do seu desempenho. Lamento não o(a) ter incentivado mais.
Deixei de elogiar você em relação aos muitos pontos fortes do seu desempenho, e talvez você tenha pensado que tudo o que fazia era inútil. Como seu supervisor, eu deveria ser mais atencioso elogiando-o(a) pelo bom trabalho que você faz.
Como posso conseguir seu perdão? Quer que eu escreva os pontos fortes de seu desempenho?
19.Q
19.E
19.L
19.C
19.T
20) Durante o almoço, o garçom derramou comida em você e manchou sua camisa. Ele deveria dizer:
*
Por favor, me perdoe pelo meu descuido.
Sinto muito por isso. Lamento ter estragado sua camisa e causado tamanho inconveniente.
Costumo ser bastante atento, mas não fui cuidadoso o suficiente desta vez. Assumo total responsabilidade por essa confusão.
Gostaria de reembolsá-lo(a) pela lavanderia ou pelo custo de uma camisa nova. O que lhe parece mais adequado?
Isso me ensinou uma dura lição. Pode ter certeza de que serei ainda mais cuidadoso no futuro quando servir os clientes.
20.E
20.L
20.C
20.T
20.Q
Respostas
Total L
Total C
Total T
Total Q
Total E
Enviar
Should be Empty: