Neste segundo módulo faremos um breve mergulho para pensar, no decorrer da história, intenções e operações da imagem em movimento, seus sistemas de formas, os dispositivos de exibição e as experiências do observador, dos primeiros cinemas às artes visuais.
Ao longo de quatro encontros, trataremos de:
. Primeiros cinemas: questões sobreviventes
. Outras leituras: ideologias e rupturas
. Dispositivo: sala e projeção, luz e espaço
. Revirar o filme: materialidades
* Este módulo é parte do curso "Máquinas e Imagens" e destina-se a pessoas que tenham interesse em pensar questões pontuais que sobressaem historicamente na interface entre o cinema e as artes visuais, do início à meados do século XX e que ainda continuam a reverberar.
Bibliografia:
Filme: por uma teoria expandida do cinema. Philippe-Alain Michaud. Contraponto, 2014.
Estética da desaparição. Paul Virilo (1988). Contraponto, 2015.
O discurso cinematográfico - a opacidade e a transparência. Ismail Xavier. 2ª edição, Paz e Terra, 2008.
MÁQUINAS E IMAGENS
Em cinco módulos independentes, o curso propõe uma abordagem panorâmica do fazer artístico na relação com as máquinas e as transformações na experiência do observador, em um percurso cronológico que vai dos dispositivos ópticos às inteligências artificiais. Sem a pretensão de esgotar o assunto, consiste em um exercício de fruição e diálogo, pontuando questões com a intenção de contribuir para o pensamento e as práticas artísticas atuais.
Não é necessária formação prévia.
_
Datas e horários (módulo 2)
15, 17, 22 e 24 junho 2023
Quartas, 19h às 21h / Sábados, 10h às 12h
Valores (módulo 2)
R$250 _ valor cheio
R$150 _ valor médio
* Para pessoas em situação de baixa renda, entrar em contato sugerindo um valor viável.
Chave PIX e contato: joseviana.formacao@gmail.com
Dados bancários: C/C: 132712-7 / Ag: 3-5 / Banco do Brasil
_
José Viana
É artista, pesquisador e educador independente. Realiza projetos na interface entre artes visuais e audiovisual. Mestre em Artes pela UFPA, foi professor substituto no Bacharelado de Cinema e Audiovisual da UFPA. Entre 2014 e 2022 foi produtor e gestor cultural da Associação Fotoativa e artista-etc na RaioVerde - plataforma de criação compartilhada. Atualmente coordena sua microempresaindividual com foco na produção artística, pesquisa de linguagem e compartilhamento de informações por meio de cursos e oficinas.