Este verão, contra todas as regras, é a vez de as crianças e dos jovens tomarem o lugar da palavra — e os adultos, o da escuta. Curiosos? Explicamos:
Depois de ter dado palco a manifestos, lutas e revoluções, o Coliseu abre-se agora ao poder transformador das novas gerações, criando espaço para a expressão e criação. Há tanto por dizer, muito por inventar e um futuro mais justo e livre para construir.
Entre Julho e Agosto, as Oficinas de Verão do Coliseu voltam a abrir portas para receber participantes dos 6 aos 17 anos em oficinas artísticas onde a criação é uma forma de ação — e a escuta, uma pequena revolução.
Este ano, as oficinas propõem uma inversão de papéis: são os mais novos que ensinam, conduzem, criam, provocam, explicam. O teatro e a brincadeira ganham novas regras, ditadas por quem habitualmente não dita nenhuma, encontrando na arte um espaço de encontro, partilha e surpresa.
Na oficina dos mais novos, entre os 6 e os 12, vamos ensinar os adultos a brincar tendo como professores os maiores especialistas. Entre vários materiais e invenções, as crianças vão criar jogos e preparar experiências para sensibilizar todos para a importância de brincar, rir e imaginar sem limites.
Já os mais crescidos, jovens entre os 12 e os 17, partem para a atividade com uma missão urgente: criar um lugar de escuta e ação, onde revelam afinal com que olhos veem o mundo que vivem tão intensamente.
No fim de cada semana as famílias são convidadas a entrar, sentir, experimentar e, entre orgulho e aplausos, aprender.
Programa:
Playground Coliseu: crianças dos 6 aos 12 anos
TRAMA: jovens dos 12 aos 17 anos
Lotação:
Mínimo 6 e máximo 18 participantes por grupo