PROPOSTA PEDAGÓGICA
A proposta pedagógica da Escola Ana Nery tem como maior objetivo propiciar aos alunos as condições necessárias para o seu desenvolvimento intelectual, afetivo, social, e valores considerando os pressupostos abaixo:
1. Educar com afetividade e Valores
Acreditando ser a afetividade a porta de entrada do conhecimento. Acreditamos na educação voltada para o ser humano em suas características de um SER dotado de corpo, espírito, razão e emoção. Desta forma, trabalhamos sempre dosando afetividade, limite e valores para que tenhamos crianças e jovens equilibrados para saberem lidar com os desafios futuros.
2. Educar para a cidadania
Um dos objetivos da educação geral é formar cidadãos, isto é, pessoas lúcidas, críticas e responsáveis. Fundamentalmente, esse propósito é buscado na nossa Escola. Tendo consciência que o aluno é um sujeito social, procuramos trabalhar com uma estrutura pedagógica, atual, moderna e alicerçada nos valores (morais, sociais e culturais), especialmente: Fé, responsabilidade, autonomia, cooperação, comprometimento e solidariedade, desta forma orientando o aluno verdadeiramente para a formação do SER.
3. Construir o conhecimento
A aprendizagem é um processo interno, pessoal e intransferível, enquanto o ensino, tratando-se de educação formal ou escolar, é a ação diretiva sobre ela. Disso resulta que cada educando constrói o seu conhecimento a partir de suas vivências e experiências cognoscitivas. Ademais, como disse Paulo Freire, “aprender é (re)construir pela descoberta”. Assim como o espaço está em permanente reconstrução, o conhecimento deve estar em contínuo aprofundamento e ampliação, na medida em que novas experiências e descobertas ensejam ao educando – sujeito cognoscente – sucessivas reelaborações intelectuais dos elementos que compõem a sociedade, particularmente sua esfera espacial. Não existe entretanto o conhecimento definitivo; ao contrário, ele deve estar em permanente reelaboração.
4. Formar valores
A construção e transmissão de valores é uma das preocupações que toda família tem ao educar. Essa tarefa deve ser preocupação de pais, escola e sociedade. A escola deve ser a parceira da família nessa tarefa indispensável para a construção da cidadania plena. O assunto é urgente! Sem transmitir os valores humanos universais, não há como formar cidadãos éticos e preparados para viver em sociedade.
Conheça proposta completa