Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre a matéria abaixo de, no mínimo, 600 caractéres.
PATRIMÔNIO AMEAÇADO
Estudo revela a falta de transparência em relação à situação da Amazdnia. Os governos estaduais responsáveis pela gestão da área escondem informações vitais da região.
A REAL SITUAÇÃO da região amazônica brasileira - que ocupa 60% do território nacional e se espalha por nove estados - constitui hoje um autêntico mistério. É essa conclusão, em tudo desalentadora, que salta das páginas de um novo estudo realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (lmazon), a respeitada ONG que atua no monitoramento do uso das terras naquela região. ao qual VEJA teve acesso antecipadamente (o Levantamento deve ser publicado na segunda-feira 29). Pela Lei de Acesso à Informação (LAI), os dados referentes à área teriam de ser repassados pelas autoridades estaduais ao governo federal e à sociedade. No entanto, não é isso que ocorre, conforme a pesquisa.
Entre os oito estados da região analisados pelo lmazon - só Rondônia ficou de fora, porque a gestão do trecho Local da Amazônia é de responsabilidade direta do governo federal - nenhum pode ser considerado aprovado no quesito transparência. Em média 50% das informações que deveriam ser compartilhadas não estão disponíveis publicamente.