· Ação: Projeto Interdisciplinar
· Nome: VII Feira de Empreendedorismo Solidário - Escola Ana Nery
· Tema: “Empreender para transformar”
· Empreender significado: Decidir, realizar tarefa, Pôr em execução, realizar, transformar, criar
. Culminância:
- 22 de novembro de 2025 - Unidades Cohab 6, Condomínios e Ensino médio
- 29 de novembro de 2025 - Unidade Cassimiro
01. JUSTIFICATIVA
Os pilares da educação propostos pela Unesco são conceitos e fundamentos da educação para o Século XXI. Os “quatro pilares da educação” propõem uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de educação:
· Aprender a conhecer (adquirir instrumentos da compreensão);
· Aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente);
· Aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas as atividades humanas);
· Aprender a ser (conceito principal que integra todos os anteriores).
O ensino, tal como o conhecemos, debruça-se essencialmente sobre o domínio do aprender a conhecer e, em menor escala, do aprender a fazer. Estas aprendizagens, direcionadas para a aquisição de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, não podem ser consideradas completas sem os outros dois domínios da aprendizagem, muito mais complicados de explorar, devido ao seu caráter subjetivo e dependente da própria entidade educadora.
Tendo em vista que um dos grandes objetivos da escola Ana Nery é o de tornar o aluno autônomo, criativo, capaz de trabalhar com a resolução de problemas sociais e econômicos, propomos a Feira de Empreendedorismo Solidário. Partindo desse princípio, trabalharemos com as habilidades e competências utilizadas pelas grandes áreas do conhecimento, transformando-as num laboratório prático, onde nossos alunos têm a grande oportunidade de pôr em execução as habilidades de elaboração, organização, planejamento e criação. Como resultado esperamos contribuir de forma prática para uma educação mais significativa e contextualizada com a realidade sócio econômica da comunidade.
De forma ampla o termo “empreendedorismo” significa a atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos projetos com o objetivo de desenvolver e dinamizar a realidade social e econômica na qual está inserido. É acima de tudo um ato que requer atitudes de comprometimento, organização e administração. O termo está diretamente ligado aos nossos valores, especialmente no que diz respeito a:
· Parceria família e escola;
· Responsabilidade Social;
· Responsabilidade com meio ambiente;
· Cooperação;
· Planejamento e Comprometimento;
· Solidariedade;
· Valorização das pessoas.