• Feira de Empreendedorismo Solidário - Escola Ana Nery

  • A VII Feira de Empreendedorismo Solidário da Escola Ana Nery, vai ajudar 20 ongs na sua edição 2025. As ONGS beneficiadas foram definidas  previamente em consenso por alunos e professores, conforme relação abaixo:

    Em breve!

  • O evento consiste em oportunizar alunos, professores e famílias o desenvolvimento de habilidades e comeptências empreendedoras, através da elaboração de  produtos diversos para comercialização, e, os valores do lucro sobre as vendas serão destinados as Ongs citadas.

    Tem participação aberta à comunidade. Os interessados na causa solidária podem contribuir  de várias formas. Caso deseje ajudar, sugerimos as seguintes ações:

    • Visitar a feira nos dias 22 de novembro (Escola Ana Nery Cohab 6), e 29 de novembro  (Escola Ana Nery Antônio Cassimiro);
    • Compartilhar o evento nas Redes Sociais;
    • Apoiar alunos e professores que estão distribuídos nas várias equipes;
    • Visitar e apoiar pessoalmente as ONGS.

    Informações: (87) 99171 4047 - @escolaananery - queroananery.com

     

  • ·       Ação:  Projeto Interdisciplinar

    ·      Nome: VII Feira de Empreendedorismo Solidário - Escola Ana Nery

    ·      Tema: “Empreender para transformar”

     ·  Empreender significado:   Decidir, realizar tarefa,  Pôr em execução, realizar, transformar, criar

    .      Culminância: 

    • 22 de novembro de 2025 - Unidades Cohab 6, Condomínios e Ensino médio
    • 29 de novembro de 2025 - Unidade Cassimiro

    01. JUSTIFICATIVA

    Os pilares da educação propostos pela Unesco são conceitos e fundamentos da educação para o Século XXI. Os “quatro pilares da educação” propõem uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de educação:

    ·     Aprender a conhecer (adquirir instrumentos da compreensão);

    ·     Aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente);

    ·   Aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas as atividades humanas);

    ·    Aprender a ser (conceito principal que integra todos os anteriores).

    O ensino, tal como o conhecemos, debruça-se essencialmente sobre o domínio do aprender a conhecer e, em menor escala, do aprender a fazer. Estas aprendizagens, direcionadas para a aquisição de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, não podem ser consideradas completas sem os outros dois domínios da aprendizagem, muito mais complicados de explorar, devido ao seu caráter subjetivo e dependente da própria entidade educadora.

    Tendo em vista que um dos grandes objetivos da escola Ana Nery é o de tornar o aluno autônomo, criativo, capaz de trabalhar com a resolução de problemas sociais e econômicos, propomos a Feira de Empreendedorismo Solidário. Partindo desse princípio, trabalharemos com as habilidades e competências utilizadas pelas grandes áreas do conhecimento, transformando-as num laboratório prático, onde nossos alunos têm a grande oportunidade de pôr em execução as habilidades de elaboração, organização, planejamento e criação. Como resultado esperamos contribuir de forma prática para uma educação mais significativa e contextualizada com a realidade sócio econômica da comunidade.

    De forma ampla o termo “empreendedorismo” significa a atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos projetos com o objetivo de desenvolver e dinamizar a realidade social e econômica na qual está inserido.  É acima de tudo um ato que requer atitudes de comprometimento, organização e administração. O termo está diretamente ligado aos nossos valores, especialmente no que diz respeito a:

    ·         Parceria família e escola;

    ·         Responsabilidade Social;

    ·         Responsabilidade com meio ambiente;

    ·         Cooperação;

    ·         Planejamento  e Comprometimento;

    ·         Solidariedade;

    ·         Valorização das pessoas.

     

     

  • OBJETIVOS GERAIS

    A Feira de Empreendedorismo Solidário visa incentivar os alunos e comunidade a buscarem o autoconhecimento, valores, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e também avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como coletiva.

    OBEJETIVOS ESPECÍFICOS

    ·   Contribuir para a formação de cidadãos aptos à decidirem e atuarem diante da realidade  do mundo contemporâneo;

    ·  Ampliar as atitudes empreendedoras  dos alunos, professores e comunidade.

    ·   Contribuir para desenvolvimento da cultura empreendedora através do protagonismo juvenil;

    ·   Despertar a capacidade de idealizar e incutir-lhes que as atitudes corretas são a melhor forma de tornar realidade seus sonhos;

    ·  Demonstrar que a realização pessoal é mais importante que a satisfação financeira;

    ·   Incentivar a participação da família e comunidade para a orientação e realização dos planos  das crianças e adolescentes;

    ·  Contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade;

    ·  Demonstrar os valores necessários para uma boa convivência com o meio social e o meio ambiente.

  • AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

    A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua durante todas as etapas do projeto, através de atividades escritas, questionamentos orais e produções. Considerando a participação e o envolvimento do aluno individualmente. Conceder até 3,0 pontos extras para formação da média do  4º bimestre, conforme orientação da coordenação em cada unidade.

  • Should be Empty: