A metedologia utilizada permite estimar as emissões de GEE do evento considerando quatro categorias principais de fontes potenciais de emissão de GEE: Deslocações/Viagens, Alojamento, Alimentação (catering) e as emissões associdas à organização e local do Evento.
O Algoritimo de Calculo baseou-se na premissa do Greenhouse Gas Protocol, do World Resources Institute e do World Business Council for Sustainable Development, de que para a maioria das fontes de emissão o cálculo das emissões se faz através da multiplicação dos dados da atividade (indicador) pelo fator de emissão associado ao indicador que está a ser medido.
EGEE (CO2eq) = Dados da atividade * Fe ( EGEE - Emissão de gases com efeito de estufa;FE - Fator de emissão dessa mesma atividade
Pressupostos para o Cálculo das Emissões do Evento
1. Deslocações Viagens
Evento Regional: Assume-se que a distribuição da tipologia de transporte utilizada por participante é de:70% em veículo ligueiro,5% em moto,15% em autocarro, 5% de comboio e 5% de metro. E a distância percorrida por participante é de 50Km.
Evento Nacional: Assume-se que a distribuição da tipologia de transporte utilizada por participante é de: 45% em veículo ligueiro,10% em moto,20% em autocarro, 15% de combio e 10% de metro. E a distância percorrida por participante é de 200Km.
Evento Internacional: Assume-se que 40% dos participantes viajam de avião. A distribuição da tipologia de transporte em território internacional utilizada por participante é de: 45% em veículo ligueiro,10% em moto,20% em autocarro, 15% de combio e 10% de metro. E a distância percorrida por participante é de 200Km.
Repartição tipo de combustivel: Veículos ligeiros: 35% gasolina e 65 % gasoleo. Autocarros:100% gasoleo.
Viagens de Avião: 75% participantesque viajam em avião fazem viagens de médio curso (tipicamente de e para a Europa) e 25% participantes que viajam de avião farão viagens de longo curso (tipicamente de fora da Europa).
2. Alojamento
Evento Regional : 10% dos participantes ficam alojados em hotel. Evento Nacional/Internacional:70% dos participantes ficam alojados em hotel.
3. Local do Evento
Consumo de energia eletrica: considera-se que cada participante consome 15 Kwh por dia. Resíduos produzidos: 2Kg por participante dia
Assume-se que a tipologia de resíduos por participante é de :10% de vidro,20% de embalagens de plástico,20% de embalagens de papel+cartão, 40% de resíduos organicos e 10% de resíduos não recicláveis.
Consumo de água: 2 litros por participante dia
Tratamento de águas residuais:1,6 litros por participante dia
Transporte de material pelos Fornecedores do evento regional: 5 fornecedores percorrendo 50 Km por camião cada.
Transporte de material pelos Fornecedores do evento nacional/internacional: 5 fornecedores percorrendo 200 Km por camião cada.
4. Alimentação (Catering)
Número de Refeições: 2 por participante por dia. Assume-se que a distribuição do tipo de refeição por participante é de : 60% Refeição de carne (vaca),30% Refeição de peixe,10% Refeição de vegetariana.
Pressupostos para o Cálculo das Emissões do Evento
Para o plantio de árvores foi considerada a espécie de árvores de pinheiro bravo. O valor de compensação de cada arvore de pinheiro bravo é de 98 Kg de
CO2eq no tempo útil de vida da árvore (20anos).
Fontes de Informação
APA, (2023). National Inventory Report Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente, Lisboa, Portugal.
APA, (2022). Fator de Emissão da Eletricidade 2022 Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente, Amadora, Portugal.
DEFRA, (2023). Ghg-conversion-factors-2023-full-file-update. Versão 1.1.
Esteve-Llorens,X.,Dias,A.C., Moreira,M.T. et al.(2020). Evaluating the Portuguese diet in the pursuit of lower carbon and healthier consumption pattern.
LNEG(2022). Pegada de Carbono da Presidência da República Portuguesa - Nota Técnica.
IPCC, (2019). The 2019 Refinement to the 2006 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories.
IOC (2018). Carbon Footprint methology for Olympic Games.
Estudos de Especialidade.