Inscrição para o programa Planetário Vai a Escola do MAST
O QUE É?
O Planetário Vai à Escola é um programa gratuito do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), com o propósito de popularizar a Astronomia Básica no ambiente escolar. Por meio de uma cúpula inflável com projeções do céu, educadores do MAST mediam sessões elaboradas pela equipe multidisciplinar da Coordenação de Educação em Ciências (COEDU), proporcionando uma experiência imersiva, em que os participantes são levados para diferentes lugares e períodos na Terra, a fim de explorar temas sugeridos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pela perspectiva da educação museal.
QUEM PODE PARTICIPAR?
O programa é dedicado a escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. Para se inscrever, é necessário que a escola possua as seguintes condições técnicas para receber o equipamento: 1) Um ambiente limpo, seguro, ventilado e desimpedido de qualquer objeto, tanto no chão, quanto no teto (como lâmpadas, lustres ou vigas estruturais); 2)Uma área mínima de montagem com 7 metros de largura x 6 metros de comprimento e 3,5 metros de altura; 3) O local também deve ser coberto, protegido do vento, do Sol e da chuva; 4) Ao menos um ponto de energia para ligar os equipamentos (tomada) de 127V; 5) Um local distante de qualquer fonte sonora ou aglomerações. Se e somente se a sua escola possuir espaço adequado para a montagem do planetário você deve prosseguir para a solicitação do agendamento da visita técnica.
A VISITA TÉCNICA
Após o pedido de inscrição, a equipe do MAST entrará em contato e agendará uma visita técnica na escola solicitante. Essa visita tem duas finalidades: a primeira é verificar adequação do espaço para a montagem do equipamento e, a segunda, reunir os representantes da comunidade escolar, em especial os docentes, para apresentação da proposta pedagógica da atividade sua relação com a Base Nacional Comum Curricular, as habilidades e competências envolvidas no sentido de subsidiar a escola no preparo dos estudantes para o dia da atividade.
ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO
O programa atende cerca de 4 grupos por turno, com até 30 alunos por sessão. Cada sessão possui duração de aproximadamente 20 minutos e outros 10 minutos para a entrada e saída das turmas, totalizando 30 minutos de duração. A previsão de chegada dos educadores na escola é às 8h e de saída às 15:30, tendo uma pausa para almoço de 12h às 13h. O início da última sessão do dia é às 15h. Ressalta-se que é obrigatória a presença de ao menos um professor durante todo o período da atividade e é responsabilidade da escola a organização das turmas para cada sessão.
1. Nome da instituição de ensino.
*
2. Endereço da instituição de ensino.
*
Endereço
Bairro
Cidade
Estado
CEP / Código Postal
Ponto de Referência
Bairro
Cidade
Estado
CEP / Código Postal
3. Rede de Ensino.
*
Pública Municipal
Pública Estadual
Pública Federal
4. Nome do PROFESSOR responsável pela escola.
*
Nome
Sobrenome
4.1 Telefone do PROFESSOR responsável.
*
Favor inserir um número de telefone válido com Whatsapp.
Format: (000) 0000-00000.
4.2 E-mail do PROFESSOR responsável.
*
Favor inserir o endereço mais acessado.
4.3 Nome do DIRETOR responsável pela escola.
*
Nome
Sobrenome
4.4 Telefone do DIRETOR responsável.
*
Favor inserir um número de telefone válido com Whatsapp.
Format: (000) 0000-00000.
4.5 E-mail do DIRETOR responsável.
*
Favor inserir o endereço mais acessado.
4.6. Contato da Instituição (E-mail/Telefone).
*
5. Segmento Escolar.
*
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Ensino Médio
6. Informe a previsão do número alunos a serem atendidos no turno da manhã.
*
7. Informe a previsão do número alunos a serem atendidos no turno da tarde.
*
8. Existem pessoas com deficiência no grupo escolar?
*
Sim
Não
9. Se sim, informe qual a deficiência.
10. Gostaria de receber informes da programação educativa do MAST?
*
Sim
Não
11. Informe o canal de preferência.
*
Via E-mail
Via WhatsApp
Os dois canais
Voltar
Próximo
12. Declaro que li o Termo de Compromisso e Responsabilidade e estou ciente das informações relativas ao programa do Planetário vai à escola Museu de Astronomia e Ciências Afins. Comprometo-me ainda a cumprir todas as normas descritas no Termo.
*
Li e concordo
Voltar
Próximo
CONFIRMAÇÃO
Que feliz seu interesse em nosso programa! Você receberá um e-mail de registro de solicitação. Em breve a equipe de educadores entrará em contato com o professor responsável através de uma ligação e caso não atendida, uma mensagem no whatsapp para prosseguir com o agendamento da Visita Técnica.
Enviar
Should be Empty: