Formulário de Inscrição - VIII Conferência Municipal de Cultura de Belo Horizonte Logo
  • Formulário de Inscrição

    VIII Conferência Municipal de Cultura de Belo Horizonte

    “Novo Plano de Cultura de BH: horizontes para a próxima década”

    Olá, cidadão e cidadã de Belo Horizonte!
    Este formulário é necessário para inscrição na 8ª Conferência Municipal de Cultura de Belo Horizonte, que terá como tema geral “Novo Plano de Cultura de BH: horizontes para a próxima década”.

    Preencha corretamente os campos indicados para garantir sua participação nesse espaço de construção da política cultural da cidade!

    Atenção: O e-mail cadastrado nesta inscrição deverá ser o mesmo utilizado para acessar as salas das Pré-Conferências Temáticas, que ocorrerão em formato virtual.

  • 1 - DADOS PESSOAIS

  •  / /
  • 2 - CONTATO

  • 3 - PERFIL CULTURAL

  • 4 - PRÉ-CONFERÊNCIAS

  • As Pré-Conferências são espaços de discussão e participação social organizados e convocados pelo poder público. Sua dinâmica de funcionamento é pré-determinada pelo Regimento Interno da VIII Conferência Municipal de Cultura.

    As Pré-conferências serão divididas em Temáticas e Regionais.

    As pré-conferências Temáticas serão organizadas conforme os Eixos estruturantes do Plano Municipal de Cultura 2026-2035 e acontecerão em modo VIRTUAL, sempre das 19h às 21h30. Os links de acesso serão encaminhados através do e-mail cadastrado nesta inscrição.

    As Pré-Conferências Regionais, acontecerão em formato PRESENCIAL, sempre das 19h às 21h30.

    Observações: É necessário a escolha de pelo menos 1 (uma) Pré-Conferência Temática ou Regional para que sua inscrição seja validada.
    Confira se a Pré-conferência que você deseja participar está selecionada no formulário antes de enviar."

  • 5 - FORMULAÇÕES DE QUESTÕES

  • As discussões nas pré-conferências ocorrerão a partir da identificação de problemas e desafios relacionados aos eixos temáticos. A partir dessas indicações deverão ser aprovados OBJETIVOS que correspondam às questões formuladas e discutidas.

    Elabore um pequeno texto apontando os principais problemas e desafios relacionados a um ou mais dos eixos temáticos apresentados a seguir:

  • Eixo 1: Gestão e Participação Social:
    O eixo pretende discutir o fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura e qualificar a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura para a gestão das políticas culturais do município, tendo a participação e o controle social como princípios. Nesse sentido, é fundamental aprofundar o debate sobre o aperfeiçoamento dos elementos que constituem o Sistema Municipal de Cultura (órgão gestor da cultura, conselhos, conferências, planos de cultura, sistemas de financiamento e sistema de informação e indicadores culturais) e discutir as questões relativas à participação da sociedade nos espaços de construção e pactuação das políticas públicas para a cultura, tais como conselhos, fóruns, comissões locais de cutura etc.

  • 0/400
  • Eixo 2: Fomento à Cultura e Economia Criativa:
    O eixo busca discutir a dimensão econômica da cultura como um dos principais pilares da economia criativa, englobando atividades econômicas baseadas na criatividade, na inovação e no conhecimento, envolvendo uma ampla e extensa cadeia produtiva. A economia da cultura possui, como premissa, a diversidade cultural como elemento chave para o desenvolvimento humano, econômico e social sustentável, com um impacto significativo na geração de empregos, no surgimento de novas tecnologias e no crescimento econômico. Discute-se, portanto, o sistema municipal de financiamento da cultura, com suas estratégias de fomento, de financiamento de ações e projetos culturais, de estímulo ao cooperativismo e às redes solidárias, bem como de fortalecimento de redes e arranjos produtivos locais e territoriais.

  • 0/400
  • Eixo 3: Patrimônio e Memória:
    O eixo parte do reconhecimento do direito universal ao passado e aos legados culturais enquanto dimensões básicas da cidadania, passando não apenas pela valorização dos patrimônios culturais edificados ou em suportes materiais, mas sobretudo dos patrimônios imateriais, fruto das práticas, dos fazeres e dos processos culturais inerentes aos diversos grupos formadores da cidade. De forma geral, trata dos temas ligados à Memória, Patrimônio Material e Imaterial, Arquivos, Documentações, Acervos, Políticas Museológicas.

  • 0/400
  • Eixo 4: Formação:
    Este eixo aborda a centralidade da formação artística e cultural e as relações intrínsecas entre cultura e educação como pilares essenciais para o fortalecimento do setor cultural. O eixo se propõe a discutir, portanto, as possibilidades de ampliação das atividades de formação artística e cultural para um público diverso: professoras/es, agentes culturais, arte-educadoras/es e educadores/as populares, crianças, jovens e idosos/as, promovendo diferentes formas de apropriação da cultura e da arte no âmbito da formação.

  • 0/400
  • Eixo 5: Infraestrutura, Equipamentos e Espaços Culturais:
    O eixo trata da garantia da existência, ampliação e da melhoria contínua de locais adequados para a produção, difusão e fruição cultural na cidade, incluindo infraestrutura que acolha também as necessidades relativas à cultura digital, considerando seus formatos, linguagens e meios específicos. Partindo da rede de diferentes unidades culturais - teatros, museus, centros culturais e de referência, cinema, etc - da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. O eixo propõe-se a discutir sobre as condições necessárias de funcionamento para melhor atender ao público, promovendo acessibilidade, segurança e conforto para usuários e trabalhadores da cultura, além de pretender a melhoria das condições de conservação dos acervos, de modo a potencializar a experiência cultural oferecida pelo poder público municipal.

  • 0/400
  • Eixo 6: Arte, Cultura e sustentabilidade nos territórios
    Pensar nos diálogos entre arte, cultura e sustentabilidade nos territórios, a partir das vivências, saberes e práticas de agentes culturais, mestres e mestras da cultura popular, coletivos culturais e comunidades originárias, tradicionais e periféricas constitui o objetivo central deste eixo. Propõe-se que esse diálogo seja abordado sob a perspectiva da diversidade biocultural, ou seja, partindo do entendimento que os modos de vida e os fazeres artísticos são indissociáveis do meio no qual se processam. Nessa ótica, o território apresenta-se como um elemento de estruturação e de organização de vínculos de pertencimento, de identidades socioculturais, constituindo-se como elemento central na sustentabilidade das práticas culturais.

  • 0/400
  • Eixo 7: Cultura Digital, Direitos culturais e Inteligência Artificial:
    A fim de alcançar a diversidade de expressões culturais contemporâneas, o eixo tem por objetivo refletir sobre a Cultura Digital e as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) que tem transformado os modos de produção, acesso, fruição e preservação dos bens culturais. Ao democratizar o acesso por meio de plataformas online, redes sociais e arquivos digitais, a cultura digital amplia as possibilidades de participação na vida cultural, promovendo a liberdade de expressão, a pluralidade de narrativas e a valorização da diversidade. No entanto, essas transformações também impõem desafios significativos, especialmente no que se refere aos direitos autorais, à originalidade das obras e à justa remuneração dos criadores. É fundamental reconhecer os potenciais da IA para ampliação das oportunidades culturais sem comprometer os direitos fundamentais, mas, ao contrário, fortalecendo a autonomia dos criadores e os princípios democráticos. Isso exige um debate sobre os limites e as responsabilidades no uso dessas tecnologias, para que a cultura siga sendo um direito coletivo.

  • 0/400
  • 6 - DECLARAÇÕES

  • Regimento Interno da VIII Conferência Municipal de Cultura (download)

  • Should be Empty: