• Open Call - Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se

    ondamarela
  • “Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é o nome de um projeto da ondamarela que, até março, se instala em Guimarães e trabalha com a comunidade sobre temas como ódio, preconceito, diferença, empatia, amor e liberdade através de novas criações artísticas. Entre elas, destaca-se um espetáculo final, de música, palavra e performance, em que poderão participar dezenas de pessoas do território vimaranense. É neste espetáculo que te vimos convidar a participar. Só tens de te inscrever e aparecer na primeira sessão, dia 10 de janeiro, pelas 15h00, no CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

    O trabalho com a comunidade, que se destina a pessoas de todas as idades e experiências, explorará ideias, sons, palavras, gestos, memórias que possam desconstruir preconceitos e colocar em debate o coletivo, o individual, o bem comum. Estas sessões serão orientadas por Ricardo Baptista, Ana Bragança e Sara Fernandes, da ondamarela.

    “Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é um projeto da ondamarela que propõe abordar as questões do ódio, do preconceito, da diferença e da liberdade através de novas criações artísticas.

    Quando em 1969 o cantor e ativista norte americano Pete Seeger inscreveu no seu banjo “This Machine Surrounds Hate and Forces It to Surrender”, aludia à imensa capacidade da arte para desmontar e subverter ideias e sistemas. Esta formulação, sem “ismos” e sem violência, reafirmava também a sua intenção cívica e política de lutar contra o ódio, pela democracia, pela justiça e pela liberdade. Conseguia fazê-lo de uma forma simultaneamente pungente e subtil, simples e, no entanto, tão densa.

    Hoje, o debate em relação à diferença, ao acesso, à História, aos símbolos e à cultura baseia-se em vários preconceitos. Se não soubermos questioná-los, dificilmente poderemos construir um sistema democrático melhor. A qualidade da nossa democracia depende da nossa criatividade individual e imaginação coletiva. Esta Máquina vai promover oficinas, debates, residências e performances que abordem a discriminação, os símbolos e a cidadania. Vamos desmontar as lógicas da polarização dramática e frenética que hoje vivemos, envolvendo diversas comunidades que formam a cidade de Guimarães, hoje.

    Esta Máquina já passou por Sever do Vouga, Ovar e Ílhavo.

     --------------------------------------------------------------------------------------------

    Datas das sessões de cocriação:

    Sessão 1: 10 de janeiro, 15h00-17h00

    Sessão 2: 24 de janeiro, 15h00-17h00

    Sessão 3: 7 de fevereiro, 15h00-17h00

     

    Ensaios para o espetáculo final:

    A partir de 16 de fevereiro, em horários a definir mediantes disponibilidade do grupo.

     

    Espetáculo:

    8 de março, pelas 17h00, no CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

  •  - -
  • Should be Empty: