• Open Call - Cantarinha Caminheira

    Até 15 de janeiro
  •  

    De fevereiro a abril de 2026, uma Cantarinha dos Namorados circulará por 12 casas do concelho de Guimarães, onde ficará durante uma semana, antes de passar à casa seguinte. As histórias, guardadas nesse relicário da identidade vimaranense, serão divulgadas publicamente no encontro literário “Contarinhar”, no fim de maio de 2026.

    Se quiser participar neste projeto colaborativo e acolher a Cantarinha para nela deixar as histórias de amor da sua família, inscreva-se aqui.

    Projeto cofinanciado pela União Europeia através do Programa Regional NORTE 2030

    Produto artesanal único e de imprescindível preservação, o Bordado de Guimarães foi alvo de uma candidatura submetida pel’A Oficina ao Programa NORTE 2030 cuja aprovação e financiamento vai permitir promover a sua valorização social e económica, simbólica e cultural, através de um conjunto de ações de criação artística e de mediação cultural que se vão desenrolar ao longo de todo o ano.

     --------------------------------------------------------------------------------------------

    Informações úteis

     

    1. Passagem da Cantarinha Caminheira

    Às segundas ou terças de cada semana, a Cantarinha Caminheira é passada à casa seguinte, pela mão dos participantes, promovendo encontros inesperados entre pessoas até então desconhecidas. Esse processo será acompanhado por uma equipa de filmagem e um representante da equipa de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina.

    2. Direitos de Imagem

    Será realizado um pequeno filme sobre o projecto, pelo que os participantes devem autorizar a divulgação e a publicação cedendo os direitos de imagem à A Oficina.

    3. Entrevista

    Nos momentos de recolha da Cantarinha, pede-se aos participantes que reservem duas horas para a preparação de set e realização e gravação de uma entrevista (integrada no filme final). Informa-se que a entrevista decorrerá no interior da casa dos participantes.

    4. Condições de participação

    Só serão aceites inscrições de famílias com casa/morada no concelho de Guimarães.

    5. Histórias

    Todos os formatos são válidos para o registo das histórias de família desde que caibam, fisicamente, no interior da Cantarinha.

    6. Validação das inscrições

    A inscrição só será considerada válida após confirmação da equipa de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina.

     

  • Should be Empty: